X

Novidade

Cetesb lança novo mapa interativo com a qualidade das praias de São Paulo

Uma das facilidades que o novo mapa oferece, além da localização georreferenciada junto com a classificação da praia Própria ou Imprópria -, são os campos de filtro e busca

Da Reportagem

Publicado em 21/01/2024 às 11:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O novo Mapa de Qualidade das Praias foi desenvolvido por meio da customização de extensões do software ArcGIS / Governo do Estado de SP / Cetesb

O Governo de São Paulo lançou nesta semana, por meio da Companhia Ambiental do Estado (Cetesb), o novo mapa de qualidade das praias paulistas. Na plataforma, é possível procurar e escolher os melhores destinos para banhistas no litoral do Estado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com visual mais moderno, localizações georreferenciadas e formato interativo, o mapa permite localizar praias adequadas a turistas no litoral norte, litoral sul e na baixada santista. A navegação é feita por imagens de satélite.

O mapa pode ser conferido através deste link.

Uma das facilidades que o novo mapa oferece, além da localização georreferenciada junto com a classificação da praia – Própria ou Imprópria -, são os campos de filtro e busca, que permitem ao usuário acessar as regiões, municípios e praias de interesse.

Também é possível aumentar o “zoom” e com um clique ampliar o leque de informações disponíveis sobre o ponto escolhido.

O novo Mapa de Qualidade das Praias foi desenvolvido por meio da customização de extensões do software ArcGIS, uma importante plataforma especializada em soluções de mapeamento e análises espaciais.

Confira o boletim semanal completo nesta página.

BALNEABILIDADE.
A Cetesb, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, é a companhia responsável por avaliar a balneabilidade das águas nas praias paulistas: a fiscalização da qualidade das águas destinadas à recreação, nas quais os banhistas podem ter contato direto e prolongado, como, por exemplo, em casos de natação e mergulho. Nessas situações, sempre há a possibilidade de ingestão de quantidades significativas de água.

O programa de balneabilidade da Cetesb existe há cerca de 50 anos. Atualmente, são avaliados 175 pontos no litoral do Estado de São Paulo, desde Ubatuba até Cananéia. Os técnicos da Cetesb percorrem os locais para coletar amostras de água do mar.

As amostras são levadas aos laboratórios da companhia, onde são realizadas as análises microbiológicas e a contagem de bactérias presentes. A quantidade dessas bactérias é o que define a classificação da praia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter