X

Cotidiano

Centro Público de Trabalho e Emprego orienta sobre currículo e entrevista

É indicado manter a calma, dar respostas objetivas, não falar da vida pessoal (exceto quando perguntado), ser educado e usar o português correto

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 15/02/2013 às 20:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Centro Público de Trabalho e Emprego (rua João Pessoa, 300) oferece às terças-feiras, às 10h, orientação sobre preparação de currículo e como se comportar durante processos seletivos.

De acordo com o psicólogo do Centro, Mateus Lima da Glória Marques, na hora da seleção o candidato será questionado sobre seus três empregos anteriores, com enfoque no último. “É preciso passar informações positivas e não falar mal da empresa em que trabalhava”.

É indicado manter a calma, dar respostas objetivas, não falar da vida pessoal (exceto quando perguntado), ser educado e usar o português correto. “Muitas vezes a experiência profissional pode ser substituída pela boa comunicação”. Outras dicas importantes são: chegar de 30 a 15 minutos antes do horário marcado, rever o currículo antes da seleção, usar roupas discretas e deixar o telefone celular desligado durante a entrevista.

O Centro Público de Trabalho e Emprego oferece orientação sobre preparação de currículo e como se comportar durante processos seletivos (Foto: Divulgação)

Confira as dicas

Verifique o local, dia e hora da entrevista

Chegue com 30 a 15 minutos de antecedência para conhecer a empresa e se preparar

Reveja o currículo antes da entrevista

Não fale mal das empresas em que trabalhou

Dê respostas curtas e só fale da vida pessoal quando perguntado

Não use roupas extravagantes ou coloridas

Para homens, o indicado é calça, tênis ou sapato escuro, camisa discreta, cabelo penteado e barba feita

Mulheres não devem usar muitos acessórios (brincos grandes, colares, pulseiras etc) nem esmalte e maquiagem exagerada ou roupas justas, decotadas e transparentes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba como se cadastrar para visitar parque aquático gratuito

Parque da Criança, em Indaiatuba, está a menos de três horas de distância da Baixada Santista

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter