X

Escola de Inovadores

Centro Paula Souza abre inscrições para curso gratuito de empreendedorismo

Curso online gratuito ensina pessoas com espírito empreendedor a transformar ideias inovadoras em modelos de negócios

Da Reportagem

Publicado em 24/02/2024 às 19:26

Atualizado em 24/02/2024 às 19:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Interessados devem fazer a inscrição pelo site da Inova CPS e selecionar a Etec ou a Fatec mais próxima de sua residência / Divulgação/Governo de SP

O Centro Paula Souza (CPS) está com inscrições abertas para a 18ª edição da Escola de Inovadores, curso de extensão gratuito, organizado pela Inova CPS, com objetivo de ensinar pessoas com espírito empreendedor a transformar ideias inovadoras em modelos de negócios. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 17 de março pelo site: www.cps.sp.gov.br/escoladeinovadores.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
 

Em formato online, o curso tem duração de 40 horas, distribuídas por sete encontros semanais. As aulas são ministradas ao vivo, aos sábados pela manhã, por professores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais que atuam como agentes de inovação. A gravação também fica disponível na plataforma de estudos para acesso. 

Entre os temas abordados estão gestão empresarial básica, comunicação e marketing, tecnologia aplicada aos negócios, abertura e manutenção de empresas, inspiração, ideação, prototipagem e ferramenta de modelagem de negócios Canvas. O participante conta ainda com mentoria para construir seu plano de negócios com foco em demandas atuais de mercado e características da economia regional.

Para fazer a inscrição, o candidato deve preencher o formulário e indicar a Etec ou a Fatec mais próxima. O público-alvo são alunos, ex-alunos do CPS e demais interessados, de todas as idades. Não há limite de vagas. A lista de aprovados será divulgada no dia 28 de março. As atividades ocorrem entre os meses de abril e junho.

Trilha de Empreendedorismo

A Escola de Inovadores é a primeira etapa do programa Trilha de Empreendedorismo e Inovação do CPS, que conta com mais dois estágios. A segunda fase é a Vitrine Inova CPS, em que os 50 melhores projetos do curso são convidados para avançar no desenvolvimento dos seus modelos de negócios, com o apoio de empresários, instituições do poder público e representantes de ambientes de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e espaços de coworking. As propostas ficam disponíveis no site para serem conhecidas e validadas junto a possíveis clientes e investidores. A terceira e última etapa é o programa intensivo de aceleração Acelera Inova CPS, que reúne os 20 melhores participantes da Vitrine, com maior potencial de mercado, para mentorias especializadas na captação de recursos financeiros para alavancar as startups.

Casos de sucesso

É possível conhecer a história de personagens que ganharam espaço no mundo dos negócios, após participar da Escola de Inovadores, no canal de podcast da Inova CPS, disponível também no Spotify. Apresentado pela gestora da Inova CPS, Simoni Gheno, o podcast traz entrevistas com os convidados a respeito dos desafios para estruturar o modelo de negócio e o diferencial do apoio do CPS no desenvolvimento dos projetos.

“Quem participa da Trilha de Empreendedorismo do CPS aprende a desenvolver sua proposta, traçar estratégias para torná-la competitiva e buscar recursos nas diferentes fontes disponíveis”, explica Simoni. De acordo com a Inova CPS, cerca de 50 projetos da Escola de Inovadores já foram incubados ou acelerados. Desse total, mais de 20 receberam aportes financeiros.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter