X

Cotidiano

Centro de Reanimação de Afogados estende atendimentos até o Carnaval

Serviço é parceria entre as pastas de Saúde Pública de Praia Grande e do Governo do Estado.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 30/01/2013 às 21:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As atividades do Centro de Reanimação de Afogados (CRA), que tiveram início no dia 2 de janeiro, se estenderão até 17 de fevereiro, primeiro final de semana após o Carnaval. A Cidade é a única da Região Metropolitana da Baixada Santista a contar com o serviço.

O CRA tem como principal objetivo agilizar o primeiro atendimento feito às vítimas de afogamento. O serviço é fruto de parceria entre as secretarias de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande e de Saúde do Estado de São Paulo.

Segundo o médico da Sesap, Manuel Nunes Cardoso Neto, o Município oferece apoio necessário para os profissionais envolvidos nesse primeiro atendimento. “Algumas medidas foram acertadas para proporcionar uma estrutura de serviços em ambiente de UTI”, comentou.

O Centro dispõe de uma equipe composta por um médico e dois enfermeiros em uma estrutura montada ao lado do Posto de Bombeiros, na praia do Bairro Mirim. O local conta com equipamentos como maca, cilindro de oxigênio e desfibrilador. Além disso, os profissionais ainda dispõem de uma viatura que pode ser utilizada para o deslocamento até a ocorrência. O apoio aéreo do Helicóptero Águia também é outro diferencial. Após serem examinadas, havendo necessidade, as vítimas são encaminhadas ao Hospital Irmã Dulce ou aos pronto-socorros do Município.

O gerente do CRA, Jorge Ribera, ressaltou o saldo positivo dos trabalhos. “A população deve tomar alguns cuidados para evitar casos de afogamento. Se todas as normas de segurança forem seguidas, todos teremos um verão mais agradável”, declarou.

Praia Grande é a única da Região Metropolitana da Baixada Santista a contar com o serviço (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente sofrerá interdições por conta de obras da Sabesp; veja as datas

Agentes de trânsito estarão no local, reforçando a sinalização

EDUCAÇÃO

Rogério vai propor a Lula que Instituto Federal seja no Escolástica

Prefeito tentou transformar espaço em escola cívico-militar durante Governo Bolsonaro, mas proposta não teve êxito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter