X

Cotidiano

Carros ferroviários históricos podem ser visitados hoje (18) em Santos

Os carros estarão à disposição do público a partir das 11h e poderão ser visitados até 16h. A visita é gratuita e monitorada por guias de turismo a cada 60 minutos.

Da Reportagem

Publicado em 18/08/2019 às 04:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Carros ferroviários poderão ser visitados neste domingo em Santos. Visita é gratuita e monitorada por guias de turismo. / ISABELA CARRARI/PREFEITURA DE SANTOS

Moradores e turistas que estiverem em Santos neste domingo (18) poderão conferir um total de três carros ferroviários destinados a passageiros e que eram utilizados pela antiga São Paulo Railway. Os veículos foram doados ao município no fim do ano passado e poderão ser visitados na garagem do bonde Roberto Mehanna Kamis, que fica localizada ao lado da Estação do Valongo, no Centro Histórico de Santos.

Os carros estarão à disposição do público a partir das 11h e poderão ser visitados até 16h. A visita é gratuita e monitorada por guias de turismo a cada 60 minutos. A exposição dos carros ferroviários também faz parte do roteiro da Linha Conheça Santos.

Os carros ferroviários, que estavam sob posse do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na Capital, foram restaurados em 2009 com o objetivo de manter todos os aspectos originais. De 1909, o mais luxuoso é chamado de Presidencial, pois era utilizado para viagens inaugurais e com autoridades. O carro ferroviário transportou ex-mandatários do País como Getúlio Vargas, Afonso Pena e Washington Luís. O veículo possui 16 poltronas estofadas e banheiro.

Já o carro Administrativo, de 1913, era utilizado em viagens de inspeção por técnicos e engenheiros ferroviários. O trem possui uma cauda panorâmica de vidro e capacidade para 23 pessoas. Já o Buffet Pullman, datado de 1922, foi usado pela São Paulo Railway até o ano de 1947, inclusive nas viagens regulares entre Santos e a Capital. Com capacidade para 14 pessoas, ele tem cozinha com bar e banheiro.

CONHEÇA SANTOS

O city tour panorâmico passa por 40 locais de interesse turístico-histórico, com passagem a R$ 15,00. O veículo parte às 10h e às 14h da Ilha de Conveniência do Boqueirão, que fica no canteiro central da avenida da praia, junto à Avenida Conselheiro Nébias. Não há necessidade de reserva.

O Santos Futebol Clube é uma das principais atrações do caminho da Linha Conheça Santos, que neste domingo tem parada para visitar o Memorial das Conquistas.

Para a visita monitorada, é preciso retirar senha antecipadamente na bilheteria do Museu Pelé, que fica no Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo, a partir das 10h. O roteiro tem limitação de 30 pessoas por hora.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter