A unidade móvel realiza até 50 exames por dia durante a semana e 25 aos sábados, com distribuição de senhas por ordem de chegada / Divulgação/Governo de SP
Continua depois da publicidade
Peruíbe receberá, entre os dias 22 de julho e 2 de agosto, a Carreta da Mamografia, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que oferece exames gratuitos para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação faz parte do programa Mulheres de Peito, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), e busca ampliar o acesso à prevenção da doença em diversas regiões do estado.
Na cidade, o atendimento acontecerá no estacionamento da Prefeitura Municipal, localizado na Rua Nilo Soares, nº 50 – Centro (CEP: 11770-122). O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, com exceção de feriados.
Continua depois da publicidade
A unidade móvel realiza até 50 exames por dia durante a semana e 25 aos sábados, com distribuição de senhas por ordem de chegada. Mulheres com idade entre 50 e 69 anos podem realizar a mamografia apresentando apenas RG e cartão SUS. Já pacientes de 35 a 49 anos ou com mais de 70 precisam apresentar também um pedido médico.
Em caso de alteração no exame, a paciente será encaminhada para um serviço de referência do SUS para exames complementares ou início do tratamento.
Continua depois da publicidade
A presença da carreta em Peruíbe integra uma estratégia estadual que já resultou em 34.605 mamografias realizadas em 2024, um aumento de 40% em relação ao ano anterior. O programa Mulheres de Peito também permite o agendamento do exame, sem pedido médico, para mulheres entre 50 e 69 anos pelo telefone 0800 779 0000 — a marcação é feita por meio do Sistema Informatizado de Regulação do Estado.
A ação da Carreta da Mamografia também está alinhada ao movimento SP Por Todas, voltado à promoção da saúde, proteção e autonomia das mulheres paulistas. O programa reúne uma série de políticas públicas, como:
Auxílio-aluguel de R$ 500 para vítimas de violência doméstica;
Continua depois da publicidade
Aplicativo SPMulher Segura, que aciona rapidamente a polícia em situações de risco;
Salas 24h da Delegacia da Mulher, em expansão em todo o estado;
Casas da Mulher Paulista, com apoio psicológico e capacitação profissional;
Continua depois da publicidade
Protocolo Não Se Cale, que combate a importunação sexual em bares e estabelecimentos com formação gratuita de funcionários.
Com a chegada da Carreta da Mamografia a Peruíbe, a cidade se integra a esse esforço estadual pela saúde, dignidade e segurança das mulheres, levando serviços de qualidade diretamente à população.