X

IMPORTANTE

Dia Nacional da Mamografia é uma data para debater a saúde da mulher

Somente para este ano, os dados do INCA - Instituto Nacional do Câncer - apontam 704 mil novos casos de câncer no Brasil

Da Reportagem

Publicado em 01/02/2023 às 20:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Considerado exame padrão para o rastreio do câncer de mama, a mamografia é semelhante a uma máquina de raio-x, onde o mamógrafo irá escanear as mamas em busca de nódulos que podem indicar a presença de um câncer / DIVULGAÇÃO

Neste domingo (5) é comemorado o Dia nacional da Mamografia, data estabelecida por lei no Brasil visando chamar a atenção para a importância do exame na detecção de alterações nas mamas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Somente para este ano, os dados do INCA - Instituto Nacional do Câncer - apontam 704 mil novos casos de câncer no Brasil.

Considerado exame padrão para o rastreio do câncer de mama, a mamografia é semelhante a uma máquina de raio-x, onde o mamógrafo irá escanear as mamas em busca de nódulos que podem indicar a presença de um câncer. O resultado é semelhante a uma radiografia, que mostra os seios de diferentes ângulos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o exame é recomendado para todas as mulheres com mais de 40 anos. Porém, diversas pesquisas apontam que 15% das brasileiras com idade entre 40 e 69 anos nunca fizeram o exame. O motivo muitas vezes está relacionado ao medo de sentir dor ou desconforto. 

De acordo com Rodolpho Costa, médico responsável da Domínio Imagem e com especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, o exame sempre vem acompanhado de uma grande ansiedade e muito medo, por isso criamos um ambiente mais harmonioso e acolhedor. “Aqui estimulamos simultaneamente os sentidos, desfocando a paciente da percepção de ansiedade, do medo e do desconforto. É importante as mulheres entenderem que o diagnóstico precoce salva-vidas”, afirma Rodolpho.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado do Timemania no concurso 2094, neste sábado (18)

O prêmio é de R$ 2.200.000,00

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6444, neste sábado (18)

O prêmio é de R$ 20.500.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter