Sabesp fará megaoperação para reabastecer as cidades de São Paulo durante o Carnaval / Divulgação/Sabesp
Continua depois da publicidade
Para garantir o abastecimento de água durante o Carnaval de 2026, a Sabesp preparou um conjunto de ações e reforçou suas estruturas para atender todas as cidades do estado.
Ao todo, serão 288 caminhões-pipa mobilizados em áreas críticas para operações diárias, 114 geradores de energia alocados em áreas estratégicas, 10 estações móveis de tratamento de água (ETAs) e 157 bombas para uso em situações de ocorrência.
Continua depois da publicidade
Leia também: Feriado: perdeu os documentos no carnaval? Saiba o que fazer e a quem recorrer e evite estresse
Esses equipamentos serão usados durante todo o feriado na Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba e outras áreas sensíveis.
Continua depois da publicidade
As medidas vão acontecer até o dia 22; a Sabesp também promete reforçar suas equipes de campo e manterá um sistema especial de monitoramento durante as festividades.
Durante o período de festas, como é o caso do Carnaval, o Estado costuma registrar um aumento expressivo no consumo de água, impulsionado principalmente pelas altas temperaturas.
Em algumas situações, o consumo chega a ficar até 50% acima do habitual, momento em que problemas como ondas de calor frequentes e escassez de chuvas podem provocar oscilações pontuais no fornecimento e exigir ajustes operacionais constantes.
Continua depois da publicidade