Não precisa se desesperar ao perder os documentos nesse carnaval, basta seguir as dicas / Imagem ilustrativa/IA/Gemini
Continua depois da publicidade
O Carnaval é aquela mistura de glitter, suor e alegria, mas basta um descuido no meio da multidão para o clima mudar: cadê a carteira? Se você deu por falta dos seus documentos entre um bloco e outro, o desespero é a última coisa que deve entrar na sua fantasia.
Para quem está na folia, o tempo é ouro. Por isso, preparamos um guia rápido e "direto ao ponto" para você resolver essa burocracia e, quem sabe, ainda voltar para a diversão.
Continua depois da publicidade
Não deixe para amanhã. O Boletim de Ocorrência é a sua armadura jurídica. Ele impede que golpistas usem seu nome para abrir contas ou fazer compras.
Sem filas: Você não precisa ir até uma delegacia física. Quase todos os estados brasileiros permitem registrar a perda de documentos pela Delegacia Eletrônica.
Continua depois da publicidade
Dica de ouro: Tire um "print" do protocolo assim que finalizar.
Se a sua carteira foi embora com tudo dentro, abra o app do banco no celular de um amigo de confiança e use a função "Bloqueio Temporário". É mais rápido do que ligar no SAC. Se o celular também sumiu, tente acessar sua conta Google ou iCloud de outro aparelho para bloquear o dispositivo e rastrear a última localização.
Antes de dar o documento como extinto, cheque estes lugares:
Continua depois da publicidade
A boa notícia é que, em 2026, você não precisa mais do papel para quase nada. Se você ainda tem o celular, baixe e configure:
Aprendeu a lição? Para os próximos dias, deixe o RG original e o cartão principal em casa.
Use aquela pochete fininha por dentro da bermuda ou da saia. Leve apenas o essencial: Uma cópia autenticada do documento, um pouco de dinheiro vivo e um único cartão cadastrado por aproximação no celular ou relógio.
Continua depois da publicidade
O Carnaval continua, e com essas medidas, a única coisa que você vai perder é o ritmo (e talvez um pouco de glitter que nunca mais sai do corpo).