X

Cotidiano

Cantareira sobe pela 19ª vez e recupera segunda cota do volume morto

Hoje (24), o percentual passou de 10,6% para 10,7%. Com as chuvas mais frequentes, o acumulado já chegou a 266,5 milímetros (mm) – acima da média histórica para todo o mês de fevereiro (199 mm)

Publicado em 24/02/2015 às 14:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pela 19ª vez seguida, o nível do principal manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, o Cantareira, subiu. Hoje (24), o percentual passou de 10,6% para 10,7%. O aumento recupera a segunda cota da reserva técnica, também conhecida como volume morto, registrada em 15 de novembro do ano passado, segundo informação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A primeira cota do volume morto começou a ser bombeada em maio de 2014, quando o armazenamento era 182,5 bilhões de litros de água. No início da retirada da segunda cota, o volume era 105 bilhões de litros de água. A capacidade total do Sistema Cantareira é 1 trilhão de litros.

Com as chuvas mais frequentes, o acumulado já chegou a 266,5 milímetros (mm) – acima da média histórica para todo o mês de fevereiro (199 mm). Segundo a Sabesp, a medida que tem contribuído para essa evolução é a campanha de redução no consumo, com a distribuição de bônus para quem gasta menos água e o pagamento de multa em caso de desperdícios.

Pela 19ª vez seguida, o nível do principal manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, o Cantareira, subiu (Foto: Luiz Augusto Didone/Prefeitura de Vargem)

Em fevereiro, também houve diminuição mais drástica no limite máximo de retirada de água desse sistema. A quantidade estabelecida pela Agência Nacional de Águas e pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo passou de 22,9 milhões de metros cúbicos (m³), em janeiro, para 7,2 milhões de m³, em fevereiro. A vazão média para a região metropolitana foi fixada em 13,5m³/s e para a bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), em 2 m³/s.

Em nenhum dos demais sistemas de abastecimento administrados pela Sabesp foi registrada a ocorrência de chuvas, com exceção do Sistema Alto Cotia que teve 3,6 milímetros de chuva e passou de 36,4% ontem (23) para 36,7% hoje. No Alto Tietê o volume ficou estável em 18,3%. No Rio Claro, o nível ficou em 35,4%, o mesmo percentual de ontem. Na represa do Guarapiranga, o volume passou de 57,4% para 57,5%. No Rio Grande, o nível subiu de 83,1% para 83,4%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Polícia

Criminosos furtam R$ 15 mil em salas de prédio comercial no Gonzaga, em Santos

Segundo o boletim, pelo menos outras duas salas foram invadidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter