Canal da Haroldo de Camargo começa a se transformar

O canal da rua Haroldo de Camargo, que faz divisa entre Santos e São Vicente, está ganhando melhor infraestrutura e novo visual.

Comentar
Compartilhar
03 FEV 201413h35

O canal da rua Haroldo de Camargo, que faz divisa entre Santos e São Vicente, está ganhando melhor infraestrutura e novo visual com o avanço das obras de macrodrenagem do Programa Santos Novos Tempos, da Prefeitura de Santos, que eliminarão as enchentes na Zona Noroeste. Já teve início a colocação das aduelas (espécie de arco) de concreto, na altura da rua Jorge Shammas (Castelo), para a construção da galeria fechada de 630 metros de extensão.

No trecho o canal é aterrado em etapas, com a drenagem da água por meio de bombeamento, trabalho de escavação e colocação de 1,5m de rachões (pedras) para base das estruturas. “O trabalho ocorre em etapas porque é interligado com a rede de microdrenagem (das ruas e casas adjacentes) que já existe com o canal”, explica a coordenadora de qualidade do consórcio Mendes/Terracom, responsável pelas intervenções, Vanessa Macedo. A supervisão da obra é da Siedi (Secretaria de Infraestrutura e Edificações) e da Unidade de Gerenciamento do Programa Santos Novos Tempos.

Obra já teve início, com a colocação das aduelas (espécie de arco) de concreto, na altura da rua Jorge Shammas (Castelo), para a construção da galeria fechada de 630 metros de extensão

A galeria é parte complementar da implementação da estação elevatória, com comporta e três bombas ao final do canal, na confluência com a Flor Horácio Cyrilo, que terá capacidade de armazenamento e vazão de até 6 mil litros de água por segundo para o Rio dos Bugres. Após a conclusão da edificação do canal, a rua Haroldo de Camargo será totalmente repaginada com a ampliação da via, novas calçadas e paisagismo.

Fotos: Francisco Arrais