26 de Abril de 2024 • 13:00
Cotidiano
Seis em cada dez brasileiros (65%) confiam em veículos impressos. Televisão e rádio (65%) e sites de notícias (58%) também possuem boa aceitação
Reinaldo Canato (F)/Folhapress
O Brasil é o quarto país que mais confia no conteúdo produzido por jornais e revistas, aponta a pesquisa global “Trust in the Media”, da Ipsos. Seis em cada dez brasileiros (65%) confiam em veículos impressos. Globalmente, o índice é de 47%. Por outro lado, 8% dos brasileiros não confiam e 23% não têm muita confiança. A Sérvia é a nação que menos confia, com 11%.
O estudo mostra que outros meios de comunicação também possuem boa aceitação entre a população brasileira: 65% afirmam que confiam na televisão e no rádio e 58% em sites de notícias e plataformas online. No mundo, os índices são de 49% e 45%, respectivamente.
O Brasil também está entre os países que mais acreditam que os jornais e revistas são relevantes. Enquanto a média global é de 54%, a brasileira está em 70% (empatada com Malásia), atrás apenas de Índia (82%) e África do Sul (74%). A relevância dos outros meios no país também está em alta: televisão em rádio (69%) e sites de notícias e plataformas online (70%).
Globalmente, metade dos entrevistados (50%) acreditam que jornais e revistas agem com boas intenções. No Brasil, o percentual é de 63% (o mesmo para os veículos online). Os brasileiros acreditam ainda mais na boa intenção da televisão e do rádio (65%).
“O Brasil tende a ser uma população que valoriza e confia na mídia mais do que grande parte dos países do mundo. O brasileiro é um cidadão que acredita na mídia e no valor que ela tem para informar e instruir”, afirma Diego Pagura, diretor na Ipsos Brasil.
Fake News
No entanto, o Brasil está entre os países que também mais acredita que o conteúdo falso prevaleça em jornais e revistas (59%). A Sérvia é o que mais acredita, com 82%. O índice global é de 52%.
Entre os entrevistados brasileiros, a percepção de que as fake news prevalecem na internet é ainda maior, com 68% - média acima do que a global (62%). Para a televisão, os índices são de 61% e 52%, respectivamente.
As informações obtidas entre os amigos também geram desconfiança, já que 61% dos brasileiros acreditam que eles podem trazer conteúdo falso. A média global é de 37%. A possibilidade de conteúdo falso é ainda maior entre conhecidos apenas pela internet, com 67% no Brasil e 54% no mundo.
A pesquisa online foi realizada com 19,5 mil entrevistados em 27 países, incluindo o Brasil, entre 25 de janeiro e 8 de fevereiro de 2019. A margem de erro para o Brasil é de 3,1 p.p.
Cotidiano
Veja o momento do acidente que matou passageira de moto por aplicativo em PG; ASSISTA
Acidente deixa vítima presa nas ferragens e causa lentidão na Anchieta
Mulher fica presa ao volante em acidente em Praia Grande
Praia Grande
Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)
Turismo
Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região