Cotidiano

Braga confirma resolução estabelecendo aumento de etanol na gasolina

O aumento da mistura foi decidido hoje à tarde em reunião do Cima, presidido pelos ministros da Agricultura, Fazenda, Desenvolvimento e Minas e Energia

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 04/03/2015 às 20:22

Compartilhe:

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, confirmou nesta quarta-feira, 4, a mudança na mistura do etanol anidro na gasolina, passando o porcentual no combustível de 25% para 27%. A mudança vale a partir do dia 16 de março.

"Acabamos de assinar a resolução do Cima (Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool), estabelecendo o aumento da mistura do etanol na gasolina a partir do dia 16 de março, para o porcentual de 27%. Essa é uma operação em que todos ganham - ganha o produtor, ganha o mercado, ganha o sistema de abastecimento de energia no Brasil e ganha com certeza o nosso arranjo produtivo", disse Braga, depois de participar de reunião no Palácio do Planalto com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, da Agricultura, Kátia Abreu, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, também acompanharam as discussões.

Eduardo Braga confirmou o aumento de etanol na gasolina (Foto: Divulgação)

"Nunca tivemos dúvida de que esse porcentual não traria prejuízo mas a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) tinha o direito de ter as suas dúvidas e querer testes, fazer toda a análise técnica, laboratorial. Soubemos compreender, esperar um pouco mais para que todos os setores pudessem estar convictos", destacou Kátia.

"Estamos com 1 bilhão de litros de etanol estocados e, com essa decisão do governo, nós teremos a condição de tirar esse estoque de etanol. Esses 2% a mais da mistura significarão 1 bilhão de litros por ano de etanol no mercado, e o resultado disso é muito mais do que um resultado financeiro para o setor de etanol", destacou a ministra.

O aumento da mistura foi decidido hoje à tarde em reunião do Cima, presidido pelos ministros da Agricultura, Fazenda, Desenvolvimento e Minas e Energia. Uma portaria deverá ser publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União informando a mudança.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

São Paulo entra em estado de atenção por conta das fortes chuvas nesta sexta (11)

Capital possui vários registros de falta de energia

Cotidiano

Litoral de SP entra em alerta laranja com fortes chuvas, trovadas e ventos; saiba mais

Fortes chuvas já estão atingindo as cidades do litoral de São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter