X

Cotidiano

Termina protesto de sem-teto na zona sul de São Paulo

Eles protestaram contra a ameaça de despejo da ocupação Jardim União, em Santo Amaro, na zona sul da capital paulista

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 04/03/2015 às 18:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um grupo de sem-teto encerrou por volta das 16h30 um protesto iniciado às 08h30 de hoje (4)  em frente à Estação Berrini da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Eles protestaram contra a ameaça de despejo da ocupação Jardim União, em Santo Amaro, na zona sul da capital paulista.

Segundo a Polícia Militar, aproximadamente 400 pessoas participaram da manifestação. Por volta das 16h, eles chegaram a fechar três faixas do lado direito da Avenida Nações Unidas, na Marginal Pinheiros, sentido Castello Branco.

De acordo com um dos coordenadores do grupo, Luiz Cerqueira Leri, a manifestação seguiu de forma pacífica e o único incidente foi a prisão de um dos manifestantes pela Polícia Militar. Encaminhado ao 11º Distrito Policial, o manifestante já foi solto.

Por meio das redes sociais, a Rede de Comunidades Extremo Sul anunciou que a luta continuará até que uma solução seja encontrada para o problema.

“Não temos solução para as famílias que constroem a vida em terreno ocupado há tanto tempo. Temos, ainda, de lidar com mais uma ameaça de reintegração de posse, com o risco de perder tudo o que foi construído e de termos mais famílias na rua com a repressão policial. Ainda haverá muita luta para impedir mais violência e para construir uma comunidade definitiva”, ressaltou Luiz Cerqueira.

Os sem-teto reclamam que aguardam, desde 2013, a promessa das autoridades estadual e municipal de apresentar uma área com capacidade e viabilidade para atender à demanda habitacional das famílias que ocupam o terreno da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

A CDHU informou que a "Secretaria de Estado da Habitação vem auxiliando o movimento, juntamente com a municipalidade, na viabilização de atendimento habitacional para o grupo. A solução encontrada foi a construção de um empreendimento, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades, com apoio de recursos financeiros da Agência Casa Paulista (governo estadual) e da Casa Paulista (município)".

Conforme a CDHU, diversas áreas em desapropriação para atendimento às famílias foram indicadas pela rede de comunidades. O escolhido foi um terreno particular no Jardim Itajaí, "O movimento ficou de negociar a aquisição com o proprietário", acrescenta a nota da companhia.

"Cabe esclarecer que o terreno invadido pela Rede Extremo Sul já tem ordem judicial de reintegração de posse. No local, A CDHU construirá 517 unidades habitacionais para atendimento à demanda de famílias que vivem em áreas de mananciais", concluiu a CDHU.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter