X

Cotidiano

Austrália pede à Indonésia suspensão de execução de traficantes

Os traficantes de droga australianos Myuran Sukumaran e Andrew Chan podem ser executados amanhã (28), com o brasileiro Rodrigo Gularte e outros presos da Nigéria, Filipinas e Indonésia

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 27/04/2015 às 13:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Austrália pediu hoje (27) à Indonésia que garanta que todos os processos, em que surgem acusações contra os juízes, são ilibados de corrupção antes de executar dois dos seus cidadãos.

A ministra das Relações Exteriores australiana, Julie Bishop, falou com o ministro das Relações Exteriores indonésio, Retno Marsudi, ontem (26) à noite, enquanto o primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, escreveu ao presidente da Indonésia, Joko Widodo, para pedir novamente que as execuções sejam suspensas.

Os traficantes de droga australianos Myuran Sukumaran e Andrew Chan podem ser executados amanhã (28), com o brasileiro Rodrigo Gularte e outros presos da Nigéria, Filipinas e Indonésia, todos condenados à morte por tráfico de drogas.

Julie Bishop argumentou que os homens não devem ser executados enquanto houver dúvidas legais. "Devo indicar que os advogados de Chan e Sukumaran vão apresentar recurso ao Tribunal Constitucional da Indonésia."

"Ocorre também uma investigação, em separado, da Comissão Judicial Indonésia sobre suspeitas de corrupção no julgamento original. Esses dois processos levantam questões sobre a integridade da sentença e o processo de clemência", ressaltou.

Por esse motivo, Julie Bishop pediu a Marsudi que "nenhuma ação seja tomada em relação às execuções até que esses processos legais sejam determinados".

Hoje, a Fairfax Media publicou alegações de corrupção por parte dos juízes que condenaram os dois australianos, em 2006, acusando-os de terem pedido o equivalente a cerca de 96 mil euros, na época, para que fossem atribuídas penas de prisão inferiores a 20 anos.

A publicação cita o então advogado indonésio, Muhammad Rifan, ao afirmar que o acordo caiu por terra por intervenção de Jacarta, que supostamente ordenou que os dois fossem condenados à morte.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter