X

Cotidiano

As capitais brasileiras que mais consomem bebida alcoólica

No detalhe por gênero, 36% dos homens de Belo Horizonte bebem 5 doses ou mais de álcool em uma mesma ocasião

Joe Silva, da Gazeta de S. Paulo

Publicado em 30/06/2022 às 17:17

Atualizado em 01/07/2022 às 17:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Consumo de álcool nas capitais brasileiras / Marcos Santos/ USP Imagens

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e divulgada em abril revelou que Belo Horizonte é a capital brasileira onde mais se consome bebida alcoólica. O estudo considerou o consumo de 5 ou mais doses de bebida em uma mesma ocasião para homens, e 4 ou mais doses em uma mesma ocasião para mulheres.

Os dados estão na pesquisa “Vigitel 2021”, realizada pelo Ministério da Saúde. O levantamento mapeia informações de saúde a partir do contato telefônico com pessoas de capitais de todos os estados do País. 

O estudo mostrou que os belo-horizontinos são os que mais bebem em uma mesma ocasião. Na capital mineira, 25,2% das pessoas fazem consumo excessivo de álcool a cada 30 dias. Além disso, 36,21% dos homens que vivem em Belo Horizonte praticam o que é conhecido cientificamente como "beber em binge", ou seja, consumir mais do que cinco doses de bebida em uma mesma ocasião.

Beber em binge

O termo é empregado no mundo todo para definir o “uso pesado episódico do álcool”. Esse é um tipo de beber mais perigoso e freqüentemente associado a uma série de problemas, físicos, sociais e mentais. Isso se dá pelo fato de ocorrerem, durante o episódio desse tipo de beber, importantes modificações neurofisiológicas (desinibição comportamental, comprometimento cognitivo, diminuição da atenção, piora da capacidade de julgamento, diminuição da coordenação motora, etc.).

Segundo estudo do Ministério da Saúde, beber em binge pode levar a intoxicações freqüentemente associadas a uma grande série de problemas. Os efeitos do “beber em binge” podem ser agravados de acordo com o peso da pessoa, a idade, a rapidez com que consome, o fato de ter-se alimentado ou não e, naturalmente, o número de doses que consumiu.

 

Ranking das capitais brasileiras de acordo com o consumo de álcool - percentual da população que bebe 4 doses ou mais em uma mesma ocasião

Percentual de adultos (≥ 18 anos) que, nos últimos 30 dias, consumiram quatro ou mais doses (mulher) ou cinco ou mais doses (homem) de bebida alcoólica em uma mesma ocasião, por sexo, segundo as capitais dos estados brasileiros e o Distrito Federal. - Arte: Gazeta de S. Paulo, com dados da Vigitel, 2021.

 

No detalhamento por gênero, Florianópolis é a cidade onde as mulheres bebem mais. Na capital catarinense, 17,55% das mulheres bebem mais do que 4 doses em uma mesma ocasião. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter