X

Cotidiano

Arcebispo do Rio de Janeiro é nomeado cardeal pelo papa Francisco

Dom Orani faz parte de uma lista de 19 novos cardeais divulgada durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 12/01/2014 às 11:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O papa Francisco anunciou hoje (12) a nomeação do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, como cardeal. Dom Orani faz parte de uma lista de 19 novos cardeais divulgada durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

As nomeações serão oficializadas no próximo consistório, em 22 de fevereiro. Desse total, 16 cardeais farão parte do colégio de eleitores. O papa Francisco também nomeou cardeais três arcebispos com mais de 80 anos, que não terão direito de voto num eventual conclave por causa da idade.

A lista inclui responsáveis da Cúria Romana e de várias dioceses, vindos de 15 países, dos quais nove de países em desenvolvimento. Entre os novos cardeais, estão quatro italianos, incluindo o novo secretário de Estado, o italiano Pietro Parolin, e mais dois europeus, um alemão e um britânico.

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, foi nomeado pelo papa como cardeal (Foto: Divulgação)

Além de dom Orani, quatro são latino-americanos: os arcebispos de Buenos Aires (Argentina), Manágua (Nicarágua), Santiago (Chile) e de Les Cayes (Haiti). Foram ainda nomeados cardeais um canadense, dois africanos (Costa do Marfim e Burkina Faso) e dois asiáticos (Coreia do Sul e Filipinas).

Com 63 anos, dom Orani Tempesta é filho caçula de uma família descendente de italianos e nasceu em São José do Rio Pardo (SP). Ordenado padre em 1974, tornou-se bispo de São José do Rio Preto (SP) em 1997 e foi nomeado arcebispo de Belém em 2004. Em 2009, foi escolhido pelo então papa Bento XVI como arcebispo do Rio de Janeiro, onde assumiu a condução da Jornada Mundial da Juventude, em julho do ano passado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter