X

Cotidiano

Após calorão e praias cheias, frente fria trará chuva e mínima de 15°C no feriadão

O domingo será nublado, com chuva e temperatura amena em toda a região entre a cidade do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba

Estadão Conteúdo

Publicado em 01/09/2020 às 18:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No sábado, a mínima durante o dia deve alcançar os 15°C e a chuva chega no fim de semana / Nair Bueno/DL

Entramos no último mês do inverno de 2020. A primavera no Hemisfério Sul vai começar oficialmente no dia 22 de setembro, mas o frio ainda poderá surpreender nas últimas semanas da estação gelada, inclusive no feriadão de Independência, com o avanço de fortes frentes frias.

No entanto, de acordo com o Instituto Climatempo, as novas massas polares, mesmo intensas, não devem conseguir atingir o Brasil com a força e abrangência da grande onda de frio que passou por aqui entre 19 e 23 de agosto. A tendência agora é que o ar frio intenso atue sobre a Região Sul do País, atingindo especialmente o Rio Grande do Sul.

Segundo o centro de Meteorologia, a forte frente fria indica a possibilidade de frio intenso no feriado da Independência, dia 7 de Setembro, que vai ser prolongado. Inclusive, a possibilidade de nevar no Sul ainda não pode ser completamente descartada, "mas a chance é muito baixa". O frio mais intenso será na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, onde pode gear.

Para o sábado, 5 de setembro, a frente fria deixa o tempo chuvoso no oeste e sul de Santa Catarina e no norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Faz frio nestes Estados. Entre Foz do Iguaçu, o Vale do Itajaí e Curitiba, faz sol e pode chover à tarde ou à noite. Em Porto Alegre, a mínima deve ser abaixo dos 12°C.

O litoral paulista vai ficar com muitas nuvens, mas vai ter um pouco de sol também. A mínima durante o dia deve alcançar os 15°C e a chuva chega no fim de semana, quando os termômetros voltam a cair.

O sábado também terá muitas nuvens e chuva a qualquer hora desde o sul da Bahia até Recife, com possibilidade pancadas de chuva com raios à tarde e à noite entre o litoral do Maranhão, Roraima e Acre.

Apesar do frio e da chuva em algumas regiões, a previsão é de um dia com sol forte e calor em quase todo o Brasil. A temperatura em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e sul do Pará pode chegar nos 40°C.

Além das altas temperaturas, é preciso ter atenção redobrada com a secura do ar. Os níveis de umidade vão ficar entre 10% e 30% no interior do Nordeste, do Sudeste, no Centro-Oeste, no Tocantins até em parte do Paraná, informou o Climatempo.

Domingo

Para o domingo, dia 6 de setembro, a previsão é quase a mesma do sábado. Calorão, sol forte e ar muito seco em quase todo o Brasil. Algumas pancadas de chuva com raios podem ocorrer entre o Acre, o Amapá e o litoral do Maranhão, além de chuva fraca a moderada no leste do Nordeste - desde Natal até o sul da Bahia.

A novidade no domingo é que a frente fria que estava no Sul avança no mar e chega ao litoral do Rio de Janeiro. E aí, o domingo vai ser nublado, com chuva e temperatura amena em toda a região entre a cidade do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Mas a chuva é fraca a moderada.

O tempo também fica chuvoso em Santa Catarina e na serra gaúcha. Catarinenses e gaúchos vão sentir frio e pode gear ao amanhecer na fronteira com o Uruguai.

Segunda-feira

Na segunda-feira, feriado de 7 de setembro, a frente fria avança um pouco mais e provoca chuva durante o dia em Vitória e no sul do Espírito Santo. Mas a instabilidade desta frente fria fica espalhada sobre todo o Estado do Rio de janeiro, na região de Juiz de Fora, em Minas, no leste e sul de São Paulo, na região de Curitiba e sobre Santa Catarina.

De acordo com o Climatempo, volta a chover a partir da tarde em Porto Alegre e no centro-oeste do Rio Grande do Sul. Do interior do Paraná até o interior do Nordeste e o sul da Região Norte, o feriado será com sol e calor.

Algumas pancadas de chuva voltam a ocorrer entre o Acre e o litoral do Maranhão e chove fraco no litoral leste do Nordeste.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Ator coreano Sung Hoon anuncia doações para vítimas do RS

Hoon vem ao país como parte na campanha de divulgação do dorama 'A Vingança do Casamento Perfeito'

Santos

Live internacional apresenta plano de ação santista para a Agenda 2030

Conversa se aprofundará na última das 17 bandeiras da Agenda 2030, que aborda Parcerias e Meios de Implementação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter