Aplicativo foi lançado ontem na Prefeitura de Santos / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Facilitar o acesso do empreendedor aos editais de licitação para compras e serviços lançados pela Prefeitura de Santos: esse é o objetivo do aplicativo LicitaSantos Fácil, lançado ontem. Desde 2013, quando iniciativas neste sentido começaram a ser implementadas - incluindo uma cartilha explicativa - o índice de empresas santistas vencedoras das concorrências promovidas pelo Município saltou de 13% para 31,4%.
“A participação do comércio de Santos ainda é muito acanhada”, analisou o secretário de Gestão (Seges), Carlos Teixeira Filho, ao explicar o objetivo da iniciativa, voltada principalmente a pequenos empresários e microempreendedores individuais em pregões eletrônicos. “Para muita gente, este tipo de processo ainda é coisa de outro mundo. Queremos desmistificar isso”.
Continua depois da publicidade
A medida foi aprovada pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de Santos, Camilo Andújar, que ressaltou a praticidade proporcionada pelo aplicativo. “Esse projeto aproxima o pequeno empresário das necessidades da Prefeitura, com as regras na palma da mão”.
Já o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, além de reafirmar a intenção do governo em aumentar a participação dos empreendedores santistas nas concorrências públicas da Administração Municipal, parabenizou as equipes responsáveis pelo desenvolvimento da nova ferramenta. “Temos um time de servidores de primeira linha para avançarmos com novas tecnologias”.
Aplicativo
Continua depois da publicidade
Desenvolvido pelo Departamento de Gestão de Tecnologia e Informação (Detic) da Prefeitura, o LicitaSantos Fácil pode ser baixado em smartphones de sistema Android – uma versão para iOS está sendo elaborada. Após a instalação, o empresário pode se inscrever e escolher as áreas sobre as quais deseja receber notificações acerca de abertura e encerramento de licitações.
O aplicativo também permite “favoritar” processos que mais interessem e disponibiliza ferramentas de busca com filtros por palavras e datas, além de informações sobre o Registro Cadastral da Prefeitura.
Sebrae
Durante a cerimônia de anúncio do LicitaSantos Fácil, também foi assinado um protocolo de intenções entre a Prefeitura e o Sebrae-SP, com opções de consulta, curso e treinamento que visam capacitar empreendedores para a participação em concorrências públicas.
Continua depois da publicidade
“Nosso objetivo é promover o desenvolvimento da economia local, gerando novos recursos para a Cidade”, explicou Marco Aurélio Rosas, gerente regional do Sebrae-SP.
Londrina
Para conhecer detalhes do aplicativo e da parceria com o Sebrae-SP, está em Santos o secretário municipal de Gestão Pública de Londrina (Paraná), Fábio Cavazotti.
“Santos é a primeira cidade a desenvolver uma ferramenta como essa. Queremos ter o orgulho de ser a segunda”, disse, também pregando o incentivo ao empreendedorismo.
Continua depois da publicidade
“Queremos mostrar ao empresário local que não precisa ter receio de entrar em licitação”.