X

Cotidiano

Aplicativo vai facilitar acesso a licitações de Santos

Programa pode ser baixado em smartphones de sistema Android - a versão para IOS está sendo feita

Da Reportagem

Publicado em 27/07/2018 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Aplicativo foi lançado ontem na Prefeitura de Santos / Divulgação/PMS

Facilitar o acesso do empreendedor aos editais de licitação para compras e serviços lançados pela Prefeitura de Santos: esse é o objetivo do aplicativo LicitaSantos Fácil, lançado ontem. Desde 2013, quando iniciativas neste sentido começaram a ser implementadas - incluindo uma cartilha explicativa - o índice de empresas santistas vencedoras das concorrências promovidas pelo Município saltou de 13% para 31,4%.

“A participação do comércio de Santos ainda é muito acanhada”, analisou o secretário de Gestão (Seges), Carlos Teixeira Filho, ao explicar o objetivo da iniciativa, voltada principalmente a pequenos empresários e microempreendedores individuais em pregões eletrônicos. “Para muita gente, este tipo de processo ainda é coisa de outro mundo. Queremos desmistificar isso”.

A medida foi aprovada pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de Santos, Camilo Andújar, que ressaltou a praticidade proporcionada pelo aplicativo. “Esse projeto aproxima o pequeno empresário das necessidades da Prefeitura, com as regras na palma da mão”.

Já o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, além de reafirmar a intenção do governo em aumentar a participação dos empreendedores santistas nas concorrências públicas da Administração Municipal, parabenizou as equipes responsáveis pelo desenvolvimento da nova ferramenta. “Temos um time de servidores de primeira linha para avançarmos com novas tecnologias”.
 
Aplicativo

Desenvolvido pelo Departamento de Gestão de Tecnologia e Informação (Detic) da Prefeitura, o LicitaSantos Fácil pode ser baixado em smartphones de sistema Android – uma versão para iOS está sendo elaborada. Após a instalação, o empresário pode se inscrever e escolher as áreas sobre as quais deseja receber notificações acerca de abertura e encerramento de licitações.

O aplicativo também permite “favoritar” processos que mais interessem e disponibiliza ferramentas de busca com filtros por palavras e datas, além de informações sobre o Registro Cadastral da Prefeitura.
 
Sebrae

Durante a cerimônia de anúncio do LicitaSantos Fácil, também foi assinado um protocolo de intenções entre a Prefeitura e o Sebrae-SP, com opções de consulta, curso e treinamento que visam capacitar empreendedores para a participação em concorrências públicas.

“Nosso objetivo é promover o desenvolvimento da economia local, gerando novos recursos para a Cidade”, explicou Marco Aurélio Rosas, gerente regional do Sebrae-SP.
 
Londrina

Para conhecer detalhes do aplicativo e da parceria com o Sebrae-SP, está em Santos o secretário municipal de Gestão Pública de Londrina (Paraná), Fábio Cavazotti.

“Santos é a primeira cidade a desenvolver uma ferramenta como essa. Queremos ter o orgulho de ser a segunda”, disse, também pregando o incentivo ao empreendedorismo.

“Queremos mostrar ao empresário local que não precisa ter receio de entrar em licitação”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é esfaqueado em briga no Atacadão, em Santos

O caso ocorreu no Atacadão da Avenida Nossa Senhora de Fátima, no bairro Chico de Paula.

Polícia

Jovem morre após ser agredido por dois estudantes em Praia Grande, diz família

O caso foi registrado na Polícia Civil e a causa da morte ainda está sendo investigada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter