Aplicativo informa tempo previsto para chegada de ônibus em Santos

Trata-se de uma ferramenta tecnológica que utiliza o sistema QR Code. O recurso foi testado e aprovado ontem (31) pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa

Comentar
Compartilhar
01 ABR 201418h30

Usuários do transporte coletivo municipal já contam com mais uma facilidade para suas viagens. Trata-se de uma ferramenta tecnológica que utiliza o sistema QR Code – um código de barras a ser instalado nos 835 pontos de parada da cidade capaz de informar o tempo que falta para os ônibus chegarem no local onde o passageiro estiver aguardando.

O recurso foi testado e aprovado ontem (31) pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, em um ponto de parada da avenida Ana Costa. Para utilizar, o usuário deve fazer download de um aplicativo gratuito para leitura de código QR, que pode ser baixado pela maioria dos  celulares – desde que tenha uma câmera fotográfica. O usuário aponta a câmera para a figura (código de barras) e o programa transforma a imagem em uma informação.

Em instantes ele recebe o comunicado das linhas que circulam pelo local e a previsão de chegada. Se o tempo estimado for inferior a três minutos, o sistema avisa que o ônibus está ‘chegando'; se a previsão for entre quatro e 15 minutos, o sistema indicará a informação exata do tempo.

Usuários do transporte coletivo municipal já contam com mais uma facilidade para suas viagens (Foto: Luiz Torres/DL)

“Uma das principais reivindicações dos usuários para a melhoria dos transportes é a pontualidade e agora, com esse instrumento, teremos a possibilidade de fazer esse atendimento com mais qualidade e agilidade”, disse o prefeito. Até ontem, 70% dos pontos  estavam identificados com o adesivo do QR Code; até sexta-feira (4), a disponibilidade será total.

Site

Outra ferramenta que vai facilitar o dia a dia de quem utiliza os coletivos é o site quantotempofalta.piracicabana.com.br, que tem a mesma finalidade. Porém, uma das vantagens é o usuário poder aguardar, em casa ou no trabalho, o momento de saída para se dirigir ao ponto de parada. Acessando o site por meio de computador, smartphone ou tablet, basta digitar a numeração existente no ponto de ônibus ou selecionar o endereço do local, que o usuário imediatamente receberá a informação das linhas que circulam pelo local e a previsão de chegada.