X

Cotidiano

Americano na Coreia do Norte pede perdão por "crimes"

Autoridades norte-coreanas divulgaram um vídeo de Merrill Newman, de 85 anos, lendo o suposto pedido de desculpas

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 30/11/2013 às 13:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um turista norte-americano detido na Coreia do Norte há mais de um mês se desculpou por supostos crimes cometidos durante a Guerra da Coreia e por "atos hostis" contra o governo durante recente viagem ao país, informou hoje a mídia estatal norte-coreana.

Autoridades norte-coreanas divulgaram um vídeo de Merrill Newman, de 85 anos, lendo o suposto pedido de desculpas. Datada de 9 de novembro, a gravação não pode ser confirmada por fontes independentes.

No passado, o regime da Coreia do Norte foi acusado de forçar detentos a emitir comunicados. Não foi possível determinar as circunstâncias da suposta confissão, mas a mensagem lida por Newman estava em inglês formal e continha muitos erros.

"Sou culpado por uma longa lista de crimes indeléveis contra o governo da Coreia do Norte e o povo coreano...por favor, me perdoem", Newman teria escrito em comunicado de quatro páginas.

Merrill Newman se desculpou por supostos crimes cometidos durante a Guerra da Coreia (Foto: Divulgação)

A mensagem, divulgada pela agência oficial de notícias do país, dizia também que Newman tentou se encontrar com soldados sobreviventes que ele teria treinado durante a Guerra da Coreia para combater forças da Coreia do Norte e que o veterano de guerra confessou ter matado civis.

O comunicado afirma ainda que, se retornar aos EUA, Newman dirá "a verdade" sobre o país, numa possível indicação de que ele poderá ser libertado.

Newman, um ávido viajante e executivo aposentado da área de finanças, foi retirado de um avião por autoridades norte-coreanas em 26 de outubro, quando se preparava para deixar o país após uma viagem de dez dias. Seu companheiro de viagem, o vizinho e ex-professor da Universidade de Stanford Bob Hamrdla, foi autorizado a deixar a Coreia do Norte.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter