Prefeitura busca reduzir riscos e garantir segurança durante a alta temporada no litoral / Divulgação/Jairo Marques
Continua depois da publicidade
Uma operação conjunta das secretarias de Urbanismo (Seurb) e de Trânsito (Setran) resultou na notificação de 60 ambulantes em Praia Grande devido ao uso irregular de veículos de apoio, conhecidos popularmente como “giricas”, na faixa de areia da orla. A ação, que teve início no último sábado (29), faz parte da Operação Verão de Fiscalização 2025/2026.
O objetivo da iniciativa, conforme destacou a Prefeitura, é coibir o transporte e a permanência inadequados dos carrinhos utilizados para levar mesas, cadeiras e outros equipamentos para ambulantes que atuam na praia.
Continua depois da publicidade
A operação está amparada na Lei Complementar nº 1.029/2025, que prevê penalidades para o descumprimento das normas. Entre as sanções aplicadas estão multa de R$5 mil e a apreensão do equipamento utilizado de forma irregular.
Leia também, Ambulantes do litoral de SP reclamam de coolers e proibição de consumação mínima
Continua depois da publicidade
A Operação Verão de Fiscalização seguirá ativa desde a primeira semana de dezembro de 2025 até a terça-feira de Carnaval de 2026, com o intuito de manter a ordem e a segurança no uso do espaço público durante a alta temporada.
Continua depois da publicidade