Cotidiano

Alistamento militar deve ser feito até junho em Praia Grande

Desde janeiro, a Junta Militar da Cidade já recebeu 770 jovens. Nascidos em 1995 devem se apresentar

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 06/03/2013 às 16:49

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Jovens nascidos no ano de 1995 têm até 28 de junho para se alistar no Serviço Militar obrigatório. De janeiro até agora, 770 rapazes realizaram o alistamento na Junta Militar de Praia Grande.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com o secretário da junta de Serviço Militar de Praia Grande (JSM-035), André Luiz Ferreira da Silva, o movimento ainda é considerado normal. “Este ano, o prazo foi estendido até o último dia útil do mês de junho. Infelizmente, o pessoal deixa tudo pra última hora. Acredito que no final de abril o movimento deva se intensificar”.

Ele explicou ainda que o alistamento é apenas o primeiro passo de todo o processo do Serviço Militar obrigatório. “Quem se alista hoje, por exemplo, terá de retornar em julho para saber se está apto ou se será dispensado. Os aptos ainda têm de comparecer outras vezes à Comissão de Seleção para exames”.

É importante lembrar que quem não se alistar estará em débito com o Serviço Militar e será considerado refratário, não podendo prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade e receber prêmios da Loteria Federal, entre outros.

Continua depois da publicidade

Por este motivo, aqueles que perderam o prazo de alistamento e estão irregulares também devem procurar a Junta de Serviço Militar o quanto antes. Será cobrada uma multa em dinheiro, que aumenta de acordo com a demora na regularização da situação militar.

Quem não se alistar estará em débito com o Serviço Militar e será considerado refratário (Foto: Divulgação)

Deficientes físicos ou mentais incapazes de comparecer à Junta de Serviços Militar poderão agendar alistamento em domicílio. “Até agora, foram 18 jovens que solicitaram o serviço, que teve início em 2009”. Basta ligar no telefone 3471-9240, de segunda a quinta-feira, das 9 horas ao meio-dia e das 13 às 16 horas, e às sextas-feiras, das 9 horas ao meio-dia e das 13 horas às 17h30.

Continua depois da publicidade

Os interessados devem comparecer à Junta Militar de Praia Grande, que fica no Terminal Tatico, Bairro Mirim, de segunda a quinta-feira, das 9 horas ao meio-dia e das 13 às 16 horas, e sextas-feiras, das 9 horas ao meio-dia. É necessário apresentar RG ou Certidão de Nascimento original, uma foto 3x4 recente, CPF (se possuir) e comprovante de residência. Outras informações podem ser obtidas também no blog da Junta Militar de Praia Grande no endereço: http://jsm035praiagrande.blogspot.com.br/

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software