A letologia é uma experiência frustrante e universal, que afeta pessoas de todas as idades / Pexels
Continua depois da publicidade
Quem nunca passou por isso? Aquele nome, aquele termo específico, a palavra está lá "na ponta da língua", mas parece ter sido temporariamente sequestrada do seu vocabulário. É uma experiência frustrante e universal, que afeta pessoas de todas as idades, mas tem um nome técnico que poucos conhecem.
Esse incômodo bloqueio momentâneo da memória verbal, quando você sabe o que quer dizer, mas não consegue acessar a palavra exata, é chamado de letologia.
Continua depois da publicidade
Derivada do grego lḗthē (esquecimento) e logos (palavra), a letologia descreve cientificamente a incapacidade temporária de recordar uma palavra ou nome. Em inglês, o fenômeno é conhecido como Tip-of-the-Tongue (TOT), ou "fenômeno da ponta da língua", e é um objeto de estudo da Psicologia Cognitiva.
Letologia: A falha temporária de acesso à memória lexical. O indivíduo tem a sensação clara de saber a palavra, reconheceria se a ouvisse, mas não consegue emitir a forma no momento da fala.
Continua depois da publicidade
Este bug da memória não é um sinal de que você está "esquecendo tudo", mas sim uma falha de recuperação dentro do vasto arquivo do seu cérebro.
Na grande maioria dos casos, a letologia é perfeitamente normal e se manifesta em momentos de estresse, tensão, cansaço ou distração. Ela se resolve sozinha, em questão de segundos ou minutos, quando o relaxamento permite que a palavra "salte" à mente.
No entanto, especialistas alertam que a atenção deve ser redobrada se o fenômeno ocorrer com uma frequência crescente e perturbadora ou vier acompanhado de outras dificuldades de comunicação sérias.
Continua depois da publicidade
É crucial não confundir letologia com a afasia, que é um distúrbio de linguagem persistente, causado por lesões cerebrais, e que afeta permanentemente a capacidade de expressar ou compreender palavras. Na letologia, o bloqueio é passageiro.
O estado emocional influencia diretamente o acesso à memória. Para reduzir a frequência desses episódios de letologia, neurocientistas e psicólogos recomendam:
Se você finalmente se lembrar do termo, uma dica é repeti-lo algumas vezes para fortalecer essa rota de acesso na memória. Afinal, como lembram os especialistas, "nossa memória está longe de ser perfeita".
Continua depois da publicidade
Entenda mais detalhes sobre a condição extremamente normal no vídeo publicado por Dr. Willian Rezende.