Cotidiano
Técnicos da Biopesca estiveram no local, isolaram a área e realizaram os procedimentos conforme o protocolo a ser seguido neste tipo de acionamento
A baleia minke é considerada uma das menores baleias do mundo / Márcio Ribeiro/DL
Continua depois da publicidade
Uma Baleia Minke (Balaenoptera acutorostrata) apareceu morta na tarde deste sábado (26), na praia das Ruínas, em Peruíbe. Na oportunidade, curiosos aproveitaram para tirar fotos do animal, que era um juvenil, tinha aproximadamente 4 metros e estava em estado avançado de decomposição.
Técnicos da Biopesca estiveram no local, isolaram a área e realizaram os procedimentos conforme o protocolo a ser seguido neste tipo de acionamento.
Continua depois da publicidade
Mais tarde, uma viatura da GCM chegou para acompanhar os trabalhos e também outros profissionais do Instituto, como biólogos e veterinários, que vieram fazer a necropsia e estudos.
Dica do editor: Baleia vista em Peruíbe pode ser a 'Cantora dos Mares' ou a 'Velocista do Oceano'; VÍDEO
Continua depois da publicidade
A baleia minke é considerada uma das menores baleias do mundo. O comprimento máximo dos machos é de 9,8m e o das fêmeas é de 10,7m. O peso é de aproximadamente 10 toneladas
São animais que vivem tanto próximos quanto distantes da costa, podendo ser ocasionalmente observadas no litoral. Bastante ativas, realizam manobras e conseguem atingir até 30 km/h, mas podem ser predadas por orcas e tubarões.
Possuem dorso escuro e ventre claro. Apresentam uma listra branca nas nadadeiras peitorais. Costumam se concentrar nas águas próximas aos polos durante o verão para se alimentarem de krill e pequenos peixes.
Continua depois da publicidade
De acordo com os especialistas, a população das Baleias Minke diminuiu bastante devido à caça intensa, poluição, perda de habitat e captura acidental. Mesmo assim, ela está classificada como “pouco preocupante” na lista vermelha das espécies ameaçadas de extinção da IUCN.
O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, debilitados ou mortos, neste trecho, o telefone é 0800 642 3341 (horário comercial).
Continua depois da publicidade