43 animais já foram encontrados mortos e foram encaminhados para exames de necropsia para apurar a causa das mortes / Instituto Gramar/Divulgação
Continua depois da publicidade
50 pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) encalharam nas praias do litoral de São Paulo, entre os dias 28 de junho e 4 de julho, de acordo com o Instituto Gremar, que atua no resgate e reabilitação de animais silvestres e marinhos. Destes, apenas sete sobreviveram e foram submetidos a cuidados intensivos.
Segundo o Gremar, 43 animais já foram encontrados mortos e foram encaminhados para exames de necropsia para apurar a causa das mortes. Os que estavam com vida foram levados ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá.
Continua depois da publicidade
Veja o vídeo mostrando o resgate de alguns destes pinguins:
A migração da espécie da Patagônia Argentina para a costa brasileira acontece entre maio e agosto em busca de alimento.
Continua depois da publicidade
No entanto, os encalhes durante essa viagem podem ter acontecido das mais variadas formas, sendo elas por conta de fadiga, desnutrição e até mesmo a desidratação do pinguim.
Além disso, os impactos da ação humana, como interação com petrechos de pesca e colisão com embarcações.
Em julho de 2024, um pinguim debilitado foi encontrado na Ponta da Praia, em Santos. No entanto, ele veio a falecer alguns dias depois de ter sido resgatado.
Continua depois da publicidade
Caso se depare com um pinguim encalhado ou próximo da costa, é preciso manter distância do animal. É indicado não alimentá-lo ou devolver para o mar, mas acionar entidades ambientais responsáveis pelo telefone 0800-642-3341.
Os pinguins de Magalhães do Aquário de Ubatuba agora podem ser considerados dignas estrelas de Hollywood, pois os 10 animais foram treinados durante três meses para estrelarem o longa dirigido pelo brasileiro David Schurmann ("Pequeno Segredo"), "Meu Amigo Pinguim".
Baseada em uma história real, a trama é estrelada pelo francês Jean Reno ("O Profissional") e mostra a amizade entre um pescador brasileiro e um pinguim.
Continua depois da publicidade
Por intermédio de uma parceria do Instituto Argonauta e Terramare, com o Aquário de Ubatuba, que garantiram o bem estar dos animais durante as gravações, os locais foram totalmente adaptados e desinfetados para não trazer riscos para os animais.