26 estabelecimentos foram autuados no litoral paulista; gelo passa a ser alvo de fiscalização / Divulgação/Pixels
Continua depois da publicidade
A Vigilância Sanitária realizou uma série de fiscalizações no último fim de semana (31) em pizzarias da cidade do Guarujá. Ao todo, 30 estabelecimentos foram vistoriados e 26 autos de infração foram emitidos relacionados à adequação sanitária no bairro da Enseada e no distrito de Vicente de Carvalho.
Esta foi a segunda ação conjunta entre a Vigilância Sanitária e a Prefeitura de Guarujá, que busca, por meio de medidas fiscais, controlar surtos de diarreia e outros problemas estomacais causados pela má higienização na manipulação de alimentos e no consumo de água.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde, a atenção sobre a água e o gelo consumidos nos estabelecimentos será redobrada a partir de setembro. Durante as ações, será obrigatório apresentar data de validade, procedência e CNPJ válido da marca para garantir a origem do gelo. Além disso, será verificado o tipo de embalamento e recolhida a nota fiscal de compra.
No início deste ano, a Polícia Civil, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realizou uma operação no Rio de Janeiro para investigar fornecedoras de gelo contaminado que abasteciam quiosques e bares na Barra da Tijuca. A preocupação com a procedência do gelo vendido e consumido no litoral se tornou prioridade para os órgãos de saúde. A proposta é intensificar a fiscalização dos estabelecimentos na chegada do verão, em dezembro.
Continua depois da publicidade
Com a chegada do calor, é hora de redobrar os cuidados ao consumir bebidas com gelo. Veja algumas dicas importantes: