X

Cotidiano

10 fatos que provam que a 'Sexta 13' faz jus à fama (ou nem tanto)

A reportagem do Diário do Litoral separou cinco fatos desastrosos que aconteceram no conhecido dia do terror e outros cinco acontecimentos positivos que marcam a história da data

Luana Fernandes

Publicado em 13/05/2022 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Entre os desastres mais recentes está o naufrágio do cruzeiro Costa Concordia: 32 pessoas morreram no acidente / AFP/EAST NEWS

Sexta-feira, 13 de maio. Chegamos à única “Sexta 13” do ano. Para muitos, um dia que inspira cuidado já que a data é conhecida mundialmente por trazer azar. O medo deste dia ganhou até nome científico - frigatriscaidecafobia. Além disso, a data inspira filmes de terror, nomeia para vírus de computador e até prejudica os negócios. Estima-se que, globalmente, de percam de 13 a 800 milhões de dólares, só porque as pessoas têm medo de ir às compras, viajar ou fazer negócios na sexta 13.

A superstição é tão grande que muitos prédios e hotéis evitam o 13º andar, utilizando o espaço para armazenamento e manutenção ou o ignorando totalmente? Isso inclui três dos prédios mais famosos da cidade de São Paulo : o edifício do Banco Safra (Avenida Paulista, 2100, Cerqueira César), inaugurado em 1988; o da torre norte do Centro Empresarial Nações Unidas (Avenida das Nações Unidas, 12901, Vila Nova Conceição), construído 2000; e o do Novotel Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71, Centro), de 1954. Eles simplesmente pulam o 13º andar.

Mas nem só de acontecimentos ruins sobrevive o dia do azar. Muitas coisas boas e históricas aconteceram em uma Sexta-Feira 13. Confira a seguir 5 acontecimentos que reforçam a fama de terror da data e mais 5 momentos que mostram que o dia não é de todo ruim:

TOP 5 desastres da Sexta 13

1 - Destruição do Palácio de Buckingham
O Palácio de Buckingham foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial em uma sexta-feira 13. De acordo com documentos de guerra, o exército alemão lançou 5 bombas sobre o Palácio de Buckingham e a capela em 13 de setembro de 1940. Embora a família real estivesse na residência naquele momento, felizmente, ninguém foi ferido.

2 - Cruzeiro afundado 
O navio de cruzeiro italiano Costa Concordia afundou em 13 de janeiro de 2012. Este foi o maior navio de passageiros a afundar, causando a morte de 32 tripulantes. O Costa Concordia tinha o dobro de pessoas do Titanic.

3 - Incêndio na Austrália
A “sexta negra” queimou metade do Estado de Victoria, na Austrália. Este é um dos acontecimentos mais mortíferos da história do país. Os incêndios florestais começaram em 13 de janeiro de 1939 e atingiram quase todo o Estado. Naquela época, 700 casas foram queimadas, 71 pessoas morreram e o fogo consumiu 575 hectares de terra, o que equivale a 3/4 do Estado.

4 - Dois acidentes aéreos no mesmo dia
Em 13 de outubro de 1972, ocorreram duas catástrofes aéreas. Um dos acidentes aéreos mais famosos da história, a queda nos Andes, de um avião que transportava uma equipe uruguaia de rugby para o Chile, ocorreu numa sexta-feira, 13 de outubro de 1972. A história ficou conhecida porque alguns dos sobreviventes tiveram de comer carne dos amigos mortos para continuar vivos e pelo caso de superação desses sobreviventes que levou ao resgate do grupo. Ao todo, morreram 29 pessoas. E 16 sobreviveram. A história virou livro e filme. Nesse mesmo dia, a queda da aeronave Aeroflot-217 se transformou na pior catástrofe aérea da história russa. Todos os 174 passageiros a bordo morreram em uma tentativa de pouso, devido ao mau tempo. No entanto, a causa do acidente não foi esclarecida até hoje.

5 - Ataque terrorista na França
Dia 13 de novembro de 2015, sexta-feira, uma série de ataques terroristas deixaram 137 pessoas mortas e outras 415 feridas. Os ataques aconteceram em Paris e Saint-Denis, na França e consistiram em fuzilamentos em massa, atentados suicidas, explosões e uso de reféns, e foram praticados pelo Estado Islâmico.

TOP 5 coisas boas da Sexta 13

1 - O letreiro de Hollywood
Hollywood se tornou Hollywood na sexta 13. Em 13 de julho de 1923 foram instaladas as famosas letras conhecidas no mundo todo. Na verdade, as letras da época eram ainda maiores e não tinham nenhuma relação com o cinema.

2 - Vitória para as mulheres
Numa sexta-feira, em 13 de outubro de 1967, foi considerada ilegal a contratação de trabalhadores a partir do gênero, por ordem do presidente dos Estados Unidos Lyndon B. Johnson. Esse acontecimento afetou o mundo todo, dando às mulheres direitos iguais de ter uma profissão e de escolher um local de trabalho.

3 - Dinossauros na Terra
Pela primeira vez, foram encontrados ovos de dinossauro durante uma escavação na Mongólia em 13 de julho de 1923.

4 - Um dia importante para os geeks
O jogo Mario Bros, famoso até hoje pelos fãs de videogame, foi lançado no Japão na sexta-feira, 13 de setembro de 1985.

5 - Água na Lua
A NASA declarou a descoberta de água na Lua em 13 de novembro de 2009.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter