X

José Renato Nalini

Cale a boca!

...e deixe falar o coração. É incrível como grande parte das pessoas quer falar e não ouvir. Não consegue assimilar o que o outro fala. Interrompe e comenta. Incapacidade de dialogar. Exercita o monólogo e é especialista em se embasbacar ante o som da própria voz. 

Entretanto, é preciso ficar em silêncio, o máximo possível. Ouvir a voz interior. Tentar conhecer-se melhor. Quem é esse “grilo falante” que fala sem parar e vai proferindo frases soltas, sem que anteceda um pensar sobre elas?

O poder transformador do silêncio é objeto de um livro muito interessante, de um sacerdote espanhol, Pablo d’Ors. O livro “Biografia do Silêncio” foi publicado pela Editora Academia e acredita numa transformação interior a partir de uma serenidade silenciosa. O silêncio é a chave para a redescoberta do “eu” interior. Claro que um tagarela permanecer em silêncio não será fácil. O autor sabe que pode parecer insuportável estar sozinho consigo mesmo. Mas é preciso perseverar, esperar o lodo assentar. Só então, terá início o processo de autoconhecimento, a reconciliação com o que somos, a aceitação da vida como ela é. 

É a meditação que ensina o ser humano a ser mais humilde, a ter compaixão pela miséria dos outros, a se considerar uma parte ínfima do todo. Meditar é o treinamento para que as pessoas não se levem tão a sério, pois o contrário é um complicador. 

Para o Padre Pablo d’Ors, a pandemia enviou duas mensagens: uma ética e a outra mística. A ética aconselha a nos preocuparmos com o futuro, tão negligenciado por uma vida consumista, de desperdício e de maltrato aos recursos naturais. A mística diz que somos todos um, que estamos interligados. Todos submetidos ao destino que a humanidade traçou e escolheu: talvez o fim da aventura humana sobre um Planeta que não soubemos respeitar. 

Algo que parece difícil é não resistir à dor. Mais do que a dor, o que nos destrói é resistir a ela. “Não resistir ao mal” (Mateus, 5-39), é um ensinamento pouco compreendido e, por isso, pouco observado.

A meditação também ensina a desfrutar da vida: comungar com tudo o que existe. O desafio é obter a unidade, a harmonia e a comunhão, pois o cenário parece o da multiplicidade, da beligerância e da desunião. O silêncio é nada e é tudo. Ajuda-nos a saber quem realmente somos. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Operação Muditia

Ricardo Queixão chora e admite recebimento de pix mensais em depoimento

Vereador de Cubatão foi preso no último dia 16 por possível envolvimento com fraudes ligadas ao PCC

Bertioga

Após um mês, GCM tem mais guardas e garante segurança em Bertioga

Cidade tem maior efetivo por habitante de toda a região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter