X

Oscar

Meryl Streep, a dama do cinema concorre ao seu quarto Oscar

Ela disputa o prêmio de melhor atriz por seu papel na comédia Álbum de Família

Bárbara Farias

Publicado em 24/01/2014 às 13:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Não há quem não se renda ao talento desta atriz. Há cerca de quatro décadas ela nos faz rir, chorar, odiá-la e amá-la, com suas personagens intensas, felizes, dramáticas, engraçadas e cruéis. Seu nome é Meryl Streep, uma dama do cinema que já ganhou 18 dos principais prêmios da sétima arte no mundo. Entre eles, três Oscars, oito Globos de Ouro, dois BAFTAs, dois Emmys, um prêmio do Festival de Cannes e dois do Festival de Berlim.

Aos 64 anos de idade e uma carreira iniciada nos anos 70 no teatro, com passagens pela Broadway, esta atriz mostra que ainda tem muitos sets de filmagens pela frente.

Este ano, Meryl disputa o Oscar de melhor atriz por seu papel na comédia Álbum de Família. O páreo é duro, pois suas concorrentes são as atrizes Cate Blanchett (Blue Jasmine), Judy Dench (Philomena), Sandra Bullock (Gravidade) e Amy Adams (Trapaça), para quem perdeu o Globo de Ouro este ano.

Meryl Streep disputa o Oscar por seu papel em Álbum de Família. Indicada também no Globo de Ouro, atriz perdeu para Amy Adams (Trapaça), sua concorrente também no Oscar (Foto: Divulgação)

A mãe que abandona o filho aos cuidados do pai (Dustin Hoffman), em Kramer vs. Kramer, rendeu a Meryl seu primeiro Oscar como atriz coadjuvante, em 1979. A segunda estatueta veio com a Escolha de Sofia (Sophie's Choice), em 1982, na categoria de melhor atriz. O terceiro Oscar veio com A Dama de Ferro (The Iron Lady), em 2012, quando ela incorporou a ex-premiê britânica Margaret Tatcher. Faço uso do verbo incorporar porque Meryl está brilhante no papel, falando como Tatcher, incisiva, com o seu sotaque, com os seus trejeitos e gênio indomável. Meryl está perfeita.

No Globo de Ouro, ela é rainha. Meryl ganhou oito prêmios por suas performances em Kramer vs. Kramer, na categoria melhor atriz coadjuvante em cinema, em 1979; A Mulher do Tenente Francês (The French Lieutenant's Woman), melhor atriz de drama, em 1981;  A Escolha de Sofia (Sophie's Choice), melhor atriz de drama, em 1982; Adaptação (Adaptation), melhor atriz de drama, em 2003; Angels in America, melhor atriz em minissérie ou filme para a TV, em 2004; O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada), melhor atriz em comédia, em 2007; Julie & Julia, melhor atriz em comédia, em 2010; e A Dama de Ferro (The Iron Lady) melhor atriz de drama, em 2012.

A Dama de Ferro e A Mulher do Tenente Francês também renderam a Meryl dois prêmios BAFTA. No Emmy Awards ela foi premiada por seu papel na minissérie Angels in America, em 2004, e na minissérie Holocausto, em 1978.

Em 1989, Meryl Streep foi premiada no Festival de Cannes, na categoria de melhor atriz, por seu papel em Um Grito de Coragem (A Cry in the Dark).

A atriz também foi reconhecida no Festival de Berlim. Em 2003, ela ganhou o prêmio de melhor atriz por As Horas (The Hours) e o Urso de Ouro honorário em 2012. O Urso de Ouro é o maior prêmio do Festival de Berlim e um dos mais importantes do mundo do cinema, equivalente ao Oscar americano. 

Veja o trailer de Álbum de Família:

Série "...e o Oscar vai para..."

Não deixe de acompanhar a série "...e o Oscar vai para..." sobre os atores, atrizes, diretores, filmes, roteiristas, compositores, diretores de fotografia, entre outros, indicados ao Oscar 2014, no Cinema DL. Fique por dentro de tudo sobre Cinema!

A cerimônia do Oscar será realizada no dia 2 de março, no Teatro Dolby Theatre, em Los Angeles, Califórnia, com transmissão ao vivo para 225 países.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Cidades da Baixada se mobilizam para ajudar vítimas no RS; saiba onde doar

Na manhã desta segunda-feira (6), o estado gaúcho contabilizava 345 municípios afetados

Brasil

Após 16 anos preso, Alexandre Nardoni cumprirá pena em regime aberto

O bacharel em Direito, condenado a 30 anos, teve a progressão do regime concedida pela Justiça de São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter