X

Brasil

Vacina contra gripe passará a ser dada a policiais e bombeiros

Juntos, esses grupos somam cerca de 900 mil pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde

Folhapress

Publicado em 22/04/2019 às 19:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe terá ampliação do público-alvo / Divulgação

Prevista para iniciar nesta segunda-feira (22), a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe terá ampliação do público-alvo. Com isso, a vacinação também passará a ser ofertada na rede pública para forças de segurança e salvamento, como policiais, bombeiros e membros das Forças Armadas.

Juntos, esses grupos somam cerca de 900 mil pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde. A pasta diz que a inclusão dessas categorias ocorre por se tratar de um grupo exposto a atividades de risco em locais de aglomerações de pessoas, um dos fatores de propagação do vírus. Diz ainda que está adquirindo cerca de 1 milhão de doses do Instituto Butantan para garantir a ampliação.

A campanha de vacinação contra a gripe foi iniciada no dia 10 de abril. Em uma primeira etapa, a vacinação foi indicada para gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos. A partir desta segunda (22), a campanha passa a ser estendida para os demais grupos a quem a vacina é indicada.

Fazem parte do público-alvo idosos, crianças de seis meses até menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores, policiais e bombeiros, membros das Forças Armadas, povos indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas, presos e funcionários do sistema prisional. Juntos, esses grupos somam 59,5 milhões de pessoas.

A campanha segue até 31 de maio. Apesar da estratégia antecipada para crianças e gestantes, dados do Ministério da Saúde mostram que os índices de vacinação destes grupos contra a gripe ainda estão baixos no país.

Até o momento, foram vacinadas 17,4% das gestantes e 12,5% das crianças. A meta, porém, é vacinar ao menos 90% de cada um desses grupos.

Além da vacinação contra a gripe, crianças e gestantes que tiverem doses em atraso contra outras doenças também poderão aproveitar a campanha para atualizar a caderneta de vacinação, informa a pasta.

Ao todo, 19 vacinas são ofertadas na rotina dos postos de saúde. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, que vem registrando queda no país nos últimos anos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter