X

Brasil

Primeiro domingo da primavera registra recorde de calor em São Paulo

O calor levou milhares de paulistanos preferiram descer a serra e lotaram as praias da Baixada Santista

Folhapress

Publicado em 28/09/2020 às 18:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Milhares de paulistanos preferiram descer a serra / Divulgação/Ecovias

A tarde deste primeiro domingo (27) de primavera foi de recorde de temperatura na cidade de São Paulo com 34,8º C, às 16h, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB). Foi a tarde mais quente do ano. O recorde de calor anterior registrado pelo CGE foi de 34,1º C, registrado no dia 12 de setembro.

Já a Climatempo, que usa dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), registrou 34,9º C. O Inmet mede a temperatura oficial da capital, na estação automática do mirante de Santana (zona norte).

Na região de Itaquera (zona leste), os termômetros do CGE registraram um número ainda maior: 36,2º C. Este valor superou também a máxima absoluta que era de 36º C.

Ainda de acordo com o CGE, hoje foi o segundo dia mais seco do mês e do ano. Os menores índices médios de umidade relativa do ar atingiram 21,7%. Já o Inmet registrou número ainda mais baixo:15%.

Por conta disso, a Defesa Civil decretou estado de alerta em toda a capital. O alerta foi emitido pelo CGE às 11h05.

O calor levou centenas de paulistanos para a avenida Paulista, na região central da capital, onde alguns termômetros de rua chegaram a marcar 36º C. Outros milhares de paulistanos preferiram descer a serra e lotaram as praias da Baixada Santista.

Em casa, o universitário Rafael Garcia, 25 anos, que mora na Vila Carrão (zona leste), teve que apelar pela piscina de plástico instalada no quintal para amenizar o calor. "Já que a gente não pode sair de casa por conta da pandemia, o jeito é se virar como pode", disse.

Nas próximas horas, as temperaturas elevadas e a sensação de tempo abafado continuam. A noite terá pouca nebulosidade e não há previsão de chuva.

Previsão para os próximos dias De acordo com o CGE, a segunda-feira (28) começa com sol e calor na capital. A máxima se aproxima dos 35°C e as menores taxas de umidade ficam próximas de 20%. Entre o meio da tarde e a noite, a aproximação de uma frente fria gera ventos de rajada que podem atingir 50 Km/h. A noite terá ventos soprando do quadrante sul, acentuada queda da temperatura e potencial para chuviscos.

Na terça-feira (29), o sistema frontal se afasta, entretanto, os ventos úmidos provenientes do oceano favorecem a formação de muitas nuvens. Há potencial para garoa entre a madrugada e o início da manhã. Temperatura amena e umidade acima dos 60%. Mínima de 17°C e máxima de 24°C.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Guarda agride menor apreendido por suspeita de roubo em Santos

O menor já tinha sido controlado pela equipe quando o guarda o atingiu com um soco na altura do abdômen

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter