X

Brasil

Prazo para pagamento do eSocial termina nesta segunda

O vencimento dessa guia, previsto para o último dia 6, foi adiado devido a problemas na estreia do sistema

Folhapress

Publicado em 30/11/2015 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A versão do eSocial para empregadores domésticos apresenta problemas desde que entrou no ar / Divulgação

O prazo de pagamento da primeira guia do eSocial para empregadores domésticos termina nesta segunda-feira (30). O documento se refere aos encargos com base nos salários de outubro.

O vencimento dessa guia, previsto para o último dia 6, foi adiado devido a problemas na estreia do sistema desenvolvido pelo governo. Hoje é também a data limite para pagar ao doméstico a primeira parcela do 13º salário.

A partir desta terça-feira (1º), estará disponível o DAE (Documento de Arrecadação do eSocial) referente a encargos sobre os valores pagos em novembro, o que inclui o salário mensal e a primeira parcela do 13º salário. Esse documento deverá ser emitido e pago até a próxima segunda (7).

Sobre a primeira parcela do 13º incide parte do FGTS, que constará do DAE da competência novembro.

A segunda parcela deve ser paga ao empregado até o dia 18 de dezembro (sexta-feira), caso seja feito por meio de crédito em conta. Se o doméstico trabalha no sábado ou domingo, o pagamento pode ser feito até o dia 20, desde que em dinheiro.

Os encargos sobre esse pagamento (o restante do FGTS, mais INSS e IR, quando for o caso) serão recolhidos no DAE de dezembro, que terá como vencimento o dia 7 de janeiro de 2016. O valor de cada encargo é calculado automaticamente pelo sistema.

Também estará disponível a partir de dezembro a funcionalidade para registro dos desligamentos no eSocial, para demissões ocorridas a partir do último mês deste ano.

Para recolher encargos sobre os desligamentos nos meses de outubro e novembro, é necessário utilizar a guia do FGTS da Caixa, disponível também no site eSocial.

A Receita Federal informou que as pessoas que usarem a guia da Caixa devem excluir manualmente da DAE o fundo de garantia.

O órgão também afirmou que, se o empregador constatar erros de informação ou de cálculos no DAE, deve reabrir a folha de pagamento para corrigir os valores e emitir o novo documento. "A simples reemissão do DAE não corrige o problema", diz a Receita em nota.

Hoje também é o prazo final para cadastramento de empregados admitidos até esta data. A lei não prevê, no entanto, penalidades para quem não fizer a inclusão dos dados no sistema.

O cadastramento é necessário para gerar a guia de pagamento. Se os benefícios não forem recolhidos na data certa, o empregador pagará multa de 0,33% ao dia, limitada a 20% do total.

A versão do eSocial para empregadores domésticos apresenta problemas desde que entrou no ar, em outubro.

O mais grave foi na geração da guia para recolhimento de encargos sobre o salário do mês passado, o que levou à prorrogação do prazo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Nacional

Madonna se junta a famosos e doa R$ 10 milhões ao Rio Grande do Sul

Whindersson Nunes e Anitta também estão ajudando famílias vítimas de desastre no Sul; influenciadores de todo o País seguem ajudando

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter