X

Brasil

Marquise do Parque Ibirapuera deve ser totalmente interditada

Decisão liminar é do juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi e tem objetivo de evitar um possível risco para os frequentadores

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 03/12/2020 às 15:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Associação dos Moradores do Jardim Lusitânia alega que um laudo técnico de 2018 aponta risco de colapso da estrutura por conta de reformas inadequadas, falhas e infiltrações / Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

A Prefeitura de São Paulo deve interditar a estrutura da marquise do Parque Ibirapuera, localizado na zona sul da capital paulista, por completo. A decisão da Justiça tem como objetivo evitar um possível risco para os frequentadores.

A decisão da última sexta-feira (26), é do juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi e estabelece que o local seja fechado imediatamente. "Concedo a tutela de urgência para, como medida de cautela, determinar que a área total que subjaz a estrutura da 'Marquise' do Parque Ibirapuera seja interditada e isolada de forma efetiva de imediato. Concedo à Municipalidade a oportunidade demonstrar, no prazo de 48 horas, que não há risco ao público, hipótese em que será revista medida de urgência ora concedida", diz o documento.

Em nota enviada ao "G1" nesta quarta-feira, a prefeitura informou que "o Município irá cumprir a decisão "judicial, sem prejuízo de apresentar os esclarecimentos necessários e as providências adotadas no local”.

A liminar atende parcialmente a um pedido realizado pela Associação dos Moradores do Jardim Lusitânia - Sojal e outros, que afirma que há negligência por parte da gestão pública na manutenção e reforma do local.

A associação alega que um laudo técnico de 2018 aponta risco de colapso da estrutura por conta de reformas inadequadas, falhas e infiltrações. Em fevereiro de 2019, parte do local já havia sido interditada pela gestão municipal por conta de infiltrações.

"Com efeito, consta dos autos peça técnica pormenorizada indicando a existência de diversas falhas na estrutura da 'Marquise'. A título ilustrativo, confira-se os seguintes excertos: 'Se observou a existência de trechos demolidos e reconstruídos com técnica totalmente inadequada, o que representa risco à segurança dos usuários.[...] Nos trechos originais da laje inferior, grande maioria da área, o método construtivo empregado não garantiu uma ligação conveniente entre a armadura da laje e as nervuras, o que aliado à carbonatação, infiltrações de água e elevados potenciais de corrosão pode resultar colapsos localizados (a qualquer momento)", diz a decisão do juiz.

O juiz também determina a interdição total do local, pois uma interdição parcial seria inadequada.
"Pelas fotos recentes apresentadas pelas autoras [da ação], nota-se que parte da 'Marquise' apresenta 'desvios' de rota e cartazes indicando a interdição da área. No entanto, não parece ter havido o isolamento efetivo do local, sendo possível observar vários espaços sem barreiras para entrada de pessoas, apesar da sinalização de interdição do local", escreve Limongi.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Colégio São José e Colégio Stella Maris são homenageados pela Câmara de Santos

As homenagens ocorrerão durante sessão solene, na Sala Princesa Isabel, do Paço Municipal, às 19 horas

Cotidiano

Guarujá quer mudar as duas entradas da cidade, diz secretário

Adilson de Jesus deu entrevista exclusiva ao Diário na manhã desta segunda (18)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter