X

Brasil

Marquise do Parque Ibirapuera deve ser totalmente interditada

Decisão liminar é do juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi e tem objetivo de evitar um possível risco para os frequentadores

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 03/12/2020 às 15:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Associação dos Moradores do Jardim Lusitânia alega que um laudo técnico de 2018 aponta risco de colapso da estrutura por conta de reformas inadequadas, falhas e infiltrações / Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

A Prefeitura de São Paulo deve interditar a estrutura da marquise do Parque Ibirapuera, localizado na zona sul da capital paulista, por completo. A decisão da Justiça tem como objetivo evitar um possível risco para os frequentadores.

A decisão da última sexta-feira (26), é do juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi e estabelece que o local seja fechado imediatamente. "Concedo a tutela de urgência para, como medida de cautela, determinar que a área total que subjaz a estrutura da 'Marquise' do Parque Ibirapuera seja interditada e isolada de forma efetiva de imediato. Concedo à Municipalidade a oportunidade demonstrar, no prazo de 48 horas, que não há risco ao público, hipótese em que será revista medida de urgência ora concedida", diz o documento.

Em nota enviada ao "G1" nesta quarta-feira, a prefeitura informou que "o Município irá cumprir a decisão "judicial, sem prejuízo de apresentar os esclarecimentos necessários e as providências adotadas no local”.

A liminar atende parcialmente a um pedido realizado pela Associação dos Moradores do Jardim Lusitânia - Sojal e outros, que afirma que há negligência por parte da gestão pública na manutenção e reforma do local.

A associação alega que um laudo técnico de 2018 aponta risco de colapso da estrutura por conta de reformas inadequadas, falhas e infiltrações. Em fevereiro de 2019, parte do local já havia sido interditada pela gestão municipal por conta de infiltrações.

"Com efeito, consta dos autos peça técnica pormenorizada indicando a existência de diversas falhas na estrutura da 'Marquise'. A título ilustrativo, confira-se os seguintes excertos: 'Se observou a existência de trechos demolidos e reconstruídos com técnica totalmente inadequada, o que representa risco à segurança dos usuários.[...] Nos trechos originais da laje inferior, grande maioria da área, o método construtivo empregado não garantiu uma ligação conveniente entre a armadura da laje e as nervuras, o que aliado à carbonatação, infiltrações de água e elevados potenciais de corrosão pode resultar colapsos localizados (a qualquer momento)", diz a decisão do juiz.

O juiz também determina a interdição total do local, pois uma interdição parcial seria inadequada.
"Pelas fotos recentes apresentadas pelas autoras [da ação], nota-se que parte da 'Marquise' apresenta 'desvios' de rota e cartazes indicando a interdição da área. No entanto, não parece ter havido o isolamento efetivo do local, sendo possível observar vários espaços sem barreiras para entrada de pessoas, apesar da sinalização de interdição do local", escreve Limongi.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter