X

Brasil

Marchinhas embalam os Esfarrapados na capital paulista

Criado em fevereiro de 1947, o bloco atrai foliões de todas as idades com suas fantasias, adereços, confetes e muita espuma

Agência Brasil

Publicado em 08/02/2016 às 21:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O bloco Esfarrapados é o mais antigo e tradicional da capital / Rovena Rosa/Agência Brasil

Sob um sol forte, muita alegria e ao som de marchinhas carnavalescas, milhares de foliões foram às ruas do Bixiga, no centro de São Paulo, acompanhar o bloco Esfarrapados, o mais antigo e tradicional da capital. Criado em fevereiro de 1947, o bloco atrai foliões de todas as idades com suas fantasias, adereços, confetes e muita espuma.

“Faço 69 anos em maio. O bloco tem a minha idade”, disse a vendedora autônoma Maria Aparecida Paes, que distribuía alegria pelas ruas do Bixiga acompanhando o bloco. “Depois dos 50 anos, sempre vim para o bloco. Moro no Itaim Bibi [zona oeste], mas venho até aqui [para acompanhá-lo]. Para mim, ele é o melhor de São Paulo. Ele é muito animado, tudo de bom”, falou ela à reportagem da Agência Brasil.

Para ela, a retomada dos blocos carnavalescos na capital nos últimos anos tem sido ótima. “É a oportunidade para os paulistanos curtirem melhor o carnaval e gastar pouco, sem viajar. Curtir aqui mesmo os blocos.”

E tinha também muitos pais, que levaram seus filhos para curtir a festa. Caso do mecânico Tiago Rodrigues Roseira, 32 anos, que levou sua esposa e seu filho, de apenas um ano e oito meses, para conhecer o bloco que ele frequenta há anos. “Nós frequentamos todos os anos, mas ele [filho] é a primeira vez. É tradição, a gente gosta. Moro aqui no bairro e conheço todo mundo”. Segundo ele, blocos de rua são uma boa diversão no carnaval. “Mistura todo mundo e não precisa ficar gastando dinheiro.”

Tradição

“Este é um bloco tradicional que, em São Paulo, deu início a outros blocos. É um bloco muito antigo. Nosso som sempre foram as marchinhas de carnaval e aquela alegria. É um bloco da família”, disse Jaime de Souza, diretor do bloco Esfarrapados há sete anos. “Para nós, é gratificante ver que demos início a tudo isso em São Paulo [sobre os 355 blocos deste ano]. Vemos que a cultura está se renovando.”

Para aproveitar os Esfarrapados, muitos foram fantasiados. Pelas ruas do Bixiga, passaram super-heróis, macacos, índios, colombinas e palhaços. Um dos foliões criou até mesmo um personagem inusitado. Vestido de He-Man, mas com a máscara do deputado Jair Bolsonaro, o folião não revelou sua verdadeira identidade, mas apelidou sua fantasia de Bolsoneli. Incorporando o personagem que ele criou, o folião falou à reportagem que veio ao carnaval hoje para “liberar seus fantasmas”. “Venho aqui há sete anos e nunca tive vontade de me revelar. Sempre ficava escondido na minha pose de machão. Mas hoje saí do Congresso e vim”, falou ele, rindo.

Blocos

Segundo a prefeitura, entre segunda-feira (1º) e ontem (7), cerca de 265 mil pessoas participaram do carnaval de rua. Até por volta das 16h de ontem, a prefeitura informou que a sala de situação de Saúde e a Central 192 não recebeu chamados de gravidade relevante referente ao Carnaval de Rua. Desde às 17h de sábado (6), apenas dois casos mais graves foram registrados, um deles devido à queda de uma pessoa de um carro alegórico da X-9 Paulistana. O paciente foi levado à Santa Casa. O estado de saúde dele não foi informado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Cidades da Baixada se mobilizam para ajudar vítimas no RS; saiba onde doar

Na manhã desta segunda-feira (6), o estado gaúcho contabilizava 345 municípios afetados

Santos

É hora de festejar! 15ª Festa de Portugal acontece em junho, em Santos

Tradicional evento da comunidade lusitana na Baixada Santista, acontece no Centro Histórico de Santos, com muita música, danças folclóricas e comidas típicas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter