X

Brasil

Com pandemia mais branda, brasileiros voltam a subir ao altar

Casamentos voltam a acontecer no Brasil, mas continuam intimistas

Gladys Magalhães

Publicado em 01/05/2022 às 09:37

Atualizado em 04/05/2022 às 08:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) mostram que, já entre 2020 e 2021, o número de casamentos cresceu 21% / RuthBlack

O avanço da vacinação e a queda expressiva no número de óbitos e infectados pela Covid-19 fizeram com que os brasileiros voltassem a subir ao altar. Números da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) mostram que, já entre 2020 e 2021, o número de casamentos cresceu 21% e a expectativa é que em 2022 esse aumento seja ainda maior.

Quem trabalha no setor já sente a maior disponibilidade dos casais em juntar as escovas de dentes e festejar esse momento. “As pessoas estão mais animadas e querendo festejar muito. Temos até casais fazendo festa para celebrar um ano de casamento, o que acho incrível”, comenta a organizadora de eventos Daniela Barcelos, da Dani Barcelos Eventos Especiais.

Daniela Barcelos

Mais caros
Ainda que mais pessoas estejam se casando e haja a estimativa de que o mercado de casamentos movimente cerca de R$ 40 bilhões na economia brasileira este ano, conforme dados do grupo The knot Worldwide (presente em 16 países, incluindo o Brasil), as celebrações não voltam como antes, visto que estão mais caras e menores.

“Na comparação com 2019, as festas estão pelo menos 50% mais caras! Entre os motivos para o aumento estão a alta no valor de insumos e no combustível”, explica a assessora de casamentos Stella Tardivo, que diz ainda que os noivos devem ter paciência, já que as agendas estão lotadas.

“Durante os piores momentos da pandemia foi tudo caótico! Houve muitos cancelamentos e muito medo. Agora, tem bastante procura e demora de resposta por parte dos fornecedores devido à demanda reprimida”, diz Stella.

Menores
Como herança da pandemia e também por conta da alta nos preços, as festas com 200, 250 convidados estão perdendo espaço para comemorações mais intimistas, como o mini wedding, que conta com cerca de 50 a 100 convidados.

“Ainda que a procura tenha diminuído um pouco, o mini wedding caiu de vez no gosto dos brasileiros”, ressalta Stella.

Outra tendência é o casamento em sequência, no qual os noivos fazem vários pequenos eventos com diferentes grupos de convidados.

Stella Tardivo

Antes e depois da pandemia
Além de convidarem menos pessoas, os noivos têm optados por coisas diferentes em outros aspectos da celebração, em relação a 2019.

O uso de chácaras e casas para a realização da cerimônia e festa, por exemplo, é outra herança da pandemia devido à busca por datas e por espaços ao ar livre para diminuir as chances de contaminação pelo coronavírus.

A forma de convidar as pessoas também mudou, com os convites virtuais deixando de serem considerados deselegantes e ganhando mais adeptos

Na decoração, o estilo Boho ainda é tendência em 2022 e nos próximos anos, prevê Stella, “veremos cada vez mais decorações predominantemente verdes ou com flores permanentes.”  

Já as noivas estão cada vez mais procurando vestidos mais fluidos e com menos brilho.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter