X

Política

Após deixar o Podemos, Arthur do Val filia-se ao União Brasil

Com escândalo do vazamento de áudios de teor sexista sobre as mulheres ucranianas, Mamãe Falei estava sem partido

FÁBIO ZANINI Da Folhapress

Publicado em 29/03/2022 às 20:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Arthur do Val / Reprodução/Twitter

Menos de um mês após o vazamento de áudios de teor sexista sobre as mulheres ucranianas, o deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, filiou-se ao União Brasil. Ele estava sem partido desde que deixou o Podemos em razão do escândalo.

A filiação deixa aberta a possibilidade de que ele se candidate na eleição de outubro, caso escape do processo de cassação que sofre no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa.

O cenário mais forte nessa hipótese seria tentar um mandato de deputado federal. Lideranças do União Brasil e do MBL (Movimento Brasil Livre), ao qual ele continua ligado na prática, avaliam que Do Val mantém bom potencial de voto, apesar da divulgação dos áudios em 4 de março, que o fizeram desistir da candidatura ao governo de São Paulo.

A negociação vem sendo conduzida pelo MBL, já que o deputado tem se dedicado à sua defesa. Outros integrantes do movimento também trocaram recentemente o Podemos pelo União Brasil para disputar a eleição.

O MBL tem a expectativa de que conseguirá uma pena menor para Do Val, como uma censura ou suspensão do mandato. Nesses casos, diferentemente da cassação, os direitos políticos estarão preservados.

Os defensores do parlamentar citam como um dos argumentos o caso do deputado Fernando Cury (sem partido), que em 2020 apalpou em plenário o seio da colega Isa Penna (PC do B) e não foi cassado.

Nos áudios, enviados a amigos, o deputado diz que as ucranianas são "fáceis" de pegar por serem pobres e que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a "melhor balada do Brasil", entre outros pontos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter