X

LEGISLATIVO

Em Bertioga, Vila Itatinga está em vias de ser aberta ao turismo

Câmara de Bertioga aprovou pedido do vereador Ney Vaz Pinto Lyra (PSDB) para iniciar tratativas para a abertura

Carlos Ratton

Publicado em 06/03/2023 às 08:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Câmara aprovou pedido do vereador Ney Vaz Pinto Lyra (PSDB) para iniciar tratativas para a abertura turística da vila histórica de Itatinga, em Bertioga / Divulgação / Prefeitura Municipal de Bertioga

A Câmara de Bertioga aprovou pedido do vereador Ney Vaz Pinto Lyra (PSDB) para iniciar tratativas para a abertura turística da vila histórica de Itatinga, em Bertioga, que começa com travessia de barco no Rio Itapanhaú e segue em um trenzinho amarelo que rasga 7,5 quilômetros dos paredões verdes da Serra do Mar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Vila, construída pelos ingleses no ano de 1910, fica no sopé da serra, sendo composta por 70 casas, dispostas numa única rua, erguida e planejada para atender as necessidades dos funcionários da Usina Hidrelétrica, que atualmente fornece energia ao Porto de Santos.

Cercada pelos parques estaduais da Restinga de Bertioga e da Serra do Mar, a vila é ponto de partida para a Cachoeira dos Três Poços, uma caminhada leve de 1,5 quilômetros até piscinas naturais que se formam aos pés de pequenas quedas d'água.

VILA DOS INGLESES.
Conhecida também como Vila dos Ingleses, ela abriga não só residências de alvenaria ou madeira, mas também escola, posto médico, clube esportivo, padaria, minimercado e até um anfiteatro que chegou a funcionar como cinema.

Fechada desde 2015, também possui uma capela de Nossa Senhora da Conceição, que veio desmontada da Inglaterra. A área é cercada por montanhas de 700 metros de altura, onde vivem as mais variadas espécies animais, como pássaros, atraídos por palmeiras que lhes fornecem alimento. "Um cartão postal de Bertioga", afirma Ney Lyra.

CONVÊNIO.
Para reabrir a Vila, o vereador revela a necessidade de um convênio entre a Prefeitura de Bertioga e a Santos Port Authority (SPA) - autoridade portuária, com auxílio da Associação de Monitores de Bertioga.

"Se trata de um território turístico, cultural, arquitetônico, ambiental e educacional, com capacidade de se tornar um destino turístico nacional", completa o parlamentar, que está em busca do apoio do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, entre outras autoridades regionais, estaduais e federais.

Desde que a visita pública foi proibida definitivamente por conta de registros de casos de malária no local, Itatinga sempre teve acesso restrito, a não ser por intermédio de agências cadastradas e mediante autorização da Autoridade Portuária.

Inaugurada em 10 de outubro de 1910 como uma das primeiras do Brasil, no rio Itatinga, a hidrelétrica fornece hoje cerca de 80% de toda energia do Porto de Santos, a 30 quilômetros de distância aproximadamente - um dos únicos no mundo que gera sua própria energia elétrica, através da Usina Hidrelétrica de Itatinga.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

INVESTIGAÇÃO

Caminhoneiro é sequestrado e mantido refém após descarregar carga no Porto de Santos

Homem de 42 anos disse à Polícia Civil que um dos criminosos estava armado; caso é investigado e criminosos são procurados

ATRAÇÃO NO LITORAL

São Vicente terá maior fonte interativa da Baixada Santista

Na noite desta sexta-feira (24) o novo equipamento foi acionado pela primeira vez

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter