Alguns destes modelos foram lançados há bastante tempo no mercado / Pavel Danilyuk/Pexels
Continua depois da publicidade
Apenas no último mês de abril, cerca de 6.790 ocorrências envolvendo roubos ou furtos de veículos foram registradas na Região Metropolitana de São Paulo. No entanto, algumas marcas e modelos específicos costumam ser o foco dos criminosos.
Segundo dados de rastreamento veicular da Ituran, fornecidos com exclusividade ao UOL Carros, 4.098 dessas ocorrências envolveram carros de passeio, dos quais 83,6% foram furtados e 16,4% roubados.
Continua depois da publicidade
Além disso, é preciso se atentar que outro problemas recorrentes feitos pelos motoristas também podem resultar na perda total do veículo, pois tendem a destruir o motor.
Os criminosos quase sempre optam por furtar ou roubar veículos com cerca de dez anos de fabricação — foram 1.601 casos com esse perfil apenas em abril.
Continua depois da publicidade
Os modelos mais visados pelos bandidos foram:
É importante ressaltar, que também alguns modelos se tornaram verdadeiros "pesadelos das oficinas", graças à sua confiabilidade e resistência mecânica. Logo, os criminosos também podem ver os mesmos como potenciais "vítimas".
Continua depois da publicidade
De acordo com os dados levantados, os cinco municípios com o maior número de ocorrências de roubo de veículos são:
A maioria dos episódios ocorre durante o período da noite (1.257), seguido da tarde (1.010), da manhã (932) e da madrugada (547).
Durante a semana, o dia com mais ocorrências é a quarta-feira, com 865 registros, seguida de terça-feira (818), quinta-feira (705), sexta-feira (517), segunda-feira (457), sábado (402) e domingo (334).
Continua depois da publicidade
Lançado em 2014 no Brasil, o Volkswagen Up marcou época no mercado e rapidamente se tornou um sucesso por diversos motivos, entre eles, a grande economia no consumo de combustível. No entanto, acabou saindo de linha em 2021.
Com design moderno, interior inteligente e motorização eficiente, o modelo também era a escolha ideal para quem procurava um automóvel econômico para o dia a dia.