X

Artigo

Tenente Coimbra - Cirurgia Bariátrica: uma mudança de vida

'Destinamos duas emendas para a realização do projeto Serviço de Cirurgia Bariátrica'

Artigo

Publicado em 19/08/2021 às 06:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tenente Coimbra, deputado estadual / DIVULGAÇÃO

Diante do aumento do número de obesos e sem qualidade de vida, destinamos duas emendas para a realização deste tão importante  projeto, o Serviço de Cirurgia Bariátrica que será referência SUS para os pacientes da Baixada Santista, inaugurado no último dia 11 no Hospital Guilherme Álvaro.

O número de indivíduos com obesidade aumenta no mundo a cada dia e a cirurgia bariátrica vem se tornando um importante aliado no tratamento de pacientes com obesidade grau 3.

Hoje, um em cada cinco brasileiros já é considerado obeso. Diante da dificuldade que tanta gente tem para eliminar os muitos quilos a mais (inclusive por questões genéticas) e de todos os perigos que a obesidade traz à saúde, logo a cirurgia se projetou como uma boa solução.

A obesidade é uma doença onde estão envolvidos vários fatores, muitos deles são comuns nas sociedades ocidentais e estão extremamente ligados ao crescimento do número de pessoas obesas. O aumento no consumo de alimentos, resultado da gama de oferta, as modificações no padrão das dietas, são alguns dos fatores que causam um aumento no número de pessoas em sobrepeso no Brasil e no mundo.

É no sentido da qualidade de vida e devolvendo expectativa de vida que a Cirurgia Bariátrica atua. Conforme dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), entre 2 e 5% da população tem indicação de Cirurgia Bariátrica. Portanto, estima-se que possa existir em torno de 36 mil pessoas elegíveis ao procedimento cirúrgico na Baixada Santista. 

Mas o que é a cirurgia bariátrica? A cirurgia bariátrica é um tipo de cirurgia na qual o sistema digestivo é alterado com o objetivo de diminuir a quantidade de comida tolerada pelo estômago ou para modificar o processo natural de digestão, de forma a reduzir drasticamente a quantidade de calorias absorvidas, facilitando a perda de peso.

Por ser um tipo de cirurgia que, na maior parte dos casos, é bastante invasiva, a cirurgia bariátrica geralmente só é indicada como forma de tratamento quando a pessoa já tentou outras formas de tratamento mas sem os resultados esperados, ou quando o excesso de peso coloca a vida em risco.

Considero que o Serviço de Cirurgia Bariátrica pelo SUS é uma forma de devolver a vida para quem já não tinha mais esperança, pessoas que mal se locomovem sozinhas, não tem vida social e nem estímulo para viver agora podem ter esperança de uma vida mais saudável.

* Tenente Coimbra, deputado estadual

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter