X

Artigo

Dezembro verde – combate ao abandono

O mês de Dezembro é onde há mais abandono de animais devido as comemorações de finais de ano e férias, o abandono é o pior dos maus tratos

Dr. Edgard M. Brito

Publicado em 22/12/2021 às 18:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Abandono de animais é crime no Brasil / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Dezembro é, historicamente, o mês em que mais animais são abandonados, sendo um reflexo das festas de fim de ano e do período de férias.

O abandono de um animal de estimação é considerado o pior dos maus tratos, pois leva o animal ao sofrimento extremo, sendo, por isso, verdadeiro ato de desrespeito à integridade da relação do homem com a própria natureza.

Isso porque o abandono gera ao animal a dor do isolamento atrelada à perda de confiança no ser humano, a exposição ao frio, chuva e excesso de calor, a dificuldade de encontrar alimento e água em ambiente desconhecido, o risco iminente de atropelamento e o ataque por outros animais, além do malefício em contrair doenças como a verminose, bicheira, desnutrição, confusão mental.

Abandono é crime.

A pandemia provocada pelo Covid-19 fez aumentar a adoção de animais de estimação que se tornaram companhias valiosas para as pessoas que ficaram em casa nesse período.

Entretanto, o abandono destes pets também aumentou com o retorno à normalidade e com o falecimento repentino de proprietários, cujos familiares não prosseguiram com os cuidados do pet, trazendo, sem dúvida, grande impacto social e econômico a toda sociedade. A adoção é uma decisão importante que precisa ser pensada com carinho, pois exige cuidados.

Somente amor não é suficiente para quem pretende adotar ou comprar um pet.

Os custos, a disponibilidade de espaço, o convívio com outras espécies, o tempo de dedicação, entre outros fatores são importantes para se ter um bichinho. Ações de conscientização, educação quanto à guarda responsável, políticas públicas de controle populacional e reprodutivo de cães e gatos em grande escala (estímulo para esterilização de cães e gatos e oferta de serviços gratuitos de esterilização, imunização e vermifugação para pessoas carentes), registro e identificação dos pets (microchipagem), punições severas para quem pratica o abandono são as melhores ações a serem consideradas para se evitar o abandono em si.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter