X

Sindical e Previdência

Sindicato dos Bancários vai ter a 1ª mulher no comando

Eleições serão realizadas amanhã e quarta, com chapa única liderada por Eneida Coury, atual secretária geral do sindicato. Ela será a primeira mulher a comandar a categoria

Da Reportagem

Publicado em 01/02/2016 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Eneida Koury vem participando há muitos anos do movimento sindical / Matheus Tagé/DL

O Sindicato dos Bancários e Financiários de Santos e Região organiza eleição para a nova diretoria que comandará a entidade no triênio 2016/2019. A eleição será realizada amanhã e na quartaa-feira. 

Apenas uma chapa se inscreveu. Serão 15 urnas, sendo uma fixa na sede (Av. Washington Luiz, 140, Encruzilhada/Santos) e 14 itinerantes que coletarão os votos dos associados com no mínimo seis meses de filiação, dentro das agências. A atual diretoria tem mandato até dia 31 de março deste ano. 

A candidata à presidência, Eneida Koury, bancária do Banco do Brasil, pode ser a primeira mulher a comandar o sindicato desde sua fundação, em 11 de janeiro de 1933.

Eneida Figueiredo Koury é graduada em Física pela Universidade Federal de São Carlos/SP. Têm mestrados em Física e Química pela Universidade de São Paulo (USP), além de pós-graduação em Administração e Economia do Trabalho. Eneida trabalha no Banco do Brasil desde 1993. Atualmente é secretária geral do Sindicato dos Bancários e Financiários de Santos e Região.

Contra as demissões

No programa eleitoral da chapa 1 consta que a nova diretoria a ser eleita continuará na briga contra as fusões entre bancos, terceirizações dos serviços, correspondente bancário e automação total que retira empregos dos bancários (as). O compromisso é lutar em defesa dos atuais postos de trabalho e da ampliação do emprego, direitos, benefícios e dos interesses gerais e sociais da categoria.

Isonomia Geral

A defesa da isonomia salarial e de direitos entre todos os bancários de todos os bancos privados e estatais também é um outro compromisso.

Por mais contratações

A chapa 1 defende um maior número de contratações de bancários (as) abrindo mais postos de trabalho e melhorando as condições de trabalho.

Jornada de 6 horas

É compromisso seguir na luta incessante para garantir a jornada de 6 horas conquistada com muita greve.

Combater os assédios e as metas

Vamos lutar contra qualquer tipo de assédio e para exterminar todo tipo de metas com a finalidade de melhorar as condições de trabalho, saúde e a vida dos bancários (as).

Previdência e saúde

A chapa 1 tem o compromisso de defender a categoria contra seu adoecimento e demissões irregulares. Por isso, os departamentos de Previdência e Saúde defenderão os direitos dos bancários (as) junto ao INSS e aos órgãos de saúde. Assim como organizará mais palestras para explicar como se prevenir.

Reposição das perdas

Principalmente de bancários (as) de bancos privados, funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, pois conseguimos zerar as perdas acumuladas dos funcionários de bancos privados com muita luta.

Integrar os ­aposentados

Os aposentados têm sido arrochados em suas aposentadorias pelo governo e tiveram seus direitos diminuídos pelas direções dos bancos públicos. Por isso, é importante incentivá-los à luta juntamente com o Sindicato, para garantir e ampliar direitos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter