X

Sindical e Previdência

Estivadores de Santos estão em greve

A categoria reconsiderou a proposta de greve de 48 horas porque o sindicato patronal dos operadores portuários de estado de São Paulo (Sopesp) abriu negociações.

Da Reportagem

Publicado em 17/03/2018 às 14:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na foto, a assembleia da manhã da sexta-feira, no sindicato dos estivadores / Divulgação/Sindicato dos Estivadores

Em assembleia na manhã desta sexta-feira (16), os estivadores avulsos e vinculados de Santos decretaram ‘estado de greve’ nos terminais de contêineres. A categoria reconsiderou a proposta de greve de 48 horas porque o sindicato patronal dos operadores portuários de estado de São Paulo (Sopesp) abriu negociações.

Na quinta-feira (15), o Sopesp agendou reuniões com o sindicato dos estivadores, para terça e quarta-feira (20 e 21), a fim de conversar sobre a convenção coletiva de trabalho e a data-base de março.

Após a assembleia, o presidente do sindicato, Rodnei Oliveira da Silva ‘Nei’, oficiou ao Sopesp, cobrando negociações também com os terminais de contêineres.

A resistência dos terminais em negociar as reivindicações da campanha salarial é que levou à decretação do ‘estado de greve’. Diante disso, os terminais marcaram negociação para sexta-feira (26).

No ofício do Sopesp, a câmara de contêineres adiantou que aplicará o índice nacional de preços ao consumidor (inpc) de 1,8% nos ganhos de avulsos e vinculados.

“Com isso”, reclama Nei, “os terminais tentam mascarar a radicalização que praticam há anos. Eles não resolveram negociar por vontade própria, mas sim porque decretamos o ‘estado de greve".

“Além disso”, prossegue o líder dos estivadores, “os empresários do setor de contêineres querem impor a negociação com a arma do acórdão na mesa. Isso não é negociação. É imposição”.

O acórdão a que se refere o sindicalista é uma decisão da justiça do trabalho, ainda em fase de recurso, que determina utilização de 75% de vinculados contra 25% de avulsos nos terminais de contêineres.

“Para tentar convencer a opinião pública de que não são radiais, publicam uma nota distorcida na imprensa e dizem ao nosso sindicato que querem entendimento”, adverte Nei.

Para ele, os estivadores “vêm demonstrando amadurecimento, coesão e unidade para vencer as barreiras impostas pelos terminais às nossas reivindicações”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter