X

São Vicente

Projeto Verão Limpo contabiliza mais de 100 quilos de microlixo coletado

Ação, que realizou cinco edições este ano, contou com 160 voluntários

Da Reportagem

Publicado em 05/03/2018 às 13:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Somando todas as edições, foi recolhido um total de 109, 2 kg quilogramas de micro lixo, contando com o apoio de 160 voluntários / Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Ecologia tem como significado a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si ou com meio orgânico ou inorgânico no qual vivem. Pensando nisso, foi realizado neste domingo (4) a quinta edição do projeto Verão Limpo, realizado pela ONG Ecologia em Movimento (Ecomov). A ação contou com a presença dos Escoteiros do Ar de São Vicente e da Escola Etec Doutora Ruth Cardoso, além de 52 voluntários.

Como resultado, foram recolhidos 32 kg de resíduos nesta edição. Dentre os mais encontrados estão: bitucas de cigarro (640), alimentos (494), garrafas pet (131), sacolas plásticas (127), fragmentos de embalagem para alimento (91), tampinhas (52), canudos (31) e fragmentos de isopor (19).

Somando todas as edições, foi recolhido um total de 109, 2 kg quilogramas de micro lixo, contando com o apoio de 160 voluntários.

Ecomov

O projeto nasceu após uma experiência que o presidente da Ecomov, Rodrigo Brandão Azabumja, passou. Isso lhe deu motivação para começar algo que ele pudesse acreditar e ao mesmo tempo ajudar sua Cidade. “Em 2014, eu tive uma experiência que foi a perda do meu pai e isso me fez acreditar em algo. Depois de cinco dias, eu criei a ONG com a participação de 60 pessoas. Posteriormente, nós conseguimos atingir mais de 2.500 crianças”.

Quem quiser ser ajudar o meio ambiente, Rodrigo explica como se inscrever para o projeto. ”Nós fazemos uma entrevista antes para ver se o voluntário é realmente efetivo se gosta do que está fazendo. E os quesitos para se candidatar são: ser maior de 16 anos, menor com a autorização dos pais ou com a presença deles. E entrar em contato conosco pela nossa página no Facebook”.

Um dos participantes foi os Escoteiros do Ar de São Vicente, que ajudaram na distribuição de sacolas para a população e no recolhimento de lixo. O chefe de escoteiros, Sérgio Teijeira, contou como conheceu a iniciativa. “O Rodrigo fez uma palestra nos escoteiros e depois propôs um projeto que no caso foi o Verão Limpo.

A voluntária, Aline Stern Bianchi, enfatizou o significado desse projeto para ela e a população. “Satisfação. Acho que é a palavra que resume tudo isso, satisfação de poder ajudar. A importância é saber que estamos fazendo algo bom para cidade e também para a vida marinha, ajudando a preservar a vida dos animais”.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter