X

Santos

Viaduto Aristides Bastos receberá manutenção preventiva

Trata-se de manutenção preventiva para evitar o avanço de danos encontrados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) após inspeção no local

Da Reportagem

Publicado em 15/05/2018 às 14:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Viaduto Aristides Bastos Machado passará por recuperação estrutural / Raimundo Rosa/PMS

O Viaduto Aristides Bastos Machado passará por recuperação estrutural. Trata-se de manutenção preventiva para evitar o avanço de danos encontrados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) após inspeção no local. No laudo, não há indicação de problemas que comprometam o viaduto no curto prazo.

Pelo diagnóstico, há necessidade de restauro em peças estruturais devido ao impacto constante de veículos e nas juntas de dilatação para impedir infiltração de água; desobstrução de canos para melhoria da drenagem da pista; reparos no guarda-corpo; correção de trincas generalizadas em toda extensão do viaduto, entre outros.

Para a elaboração do projeto da recuperação há verba disponibilizada no valor de R$ 221,6 mil, fruto de convênio com Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

Com essas reformas, o elevado terá o primeiro restauro de grande porte desde sua inauguração, em 6 de novembro de 1976, na administração do prefeito Antônio Manoel de Carvalho. A obra em concreto armado foi idealizada pela Prodesan e possui 385 metros de comprimento.

"Além de garantir maior segurança, esta obra evita maiores desgastes que acarretem na necessidade de uma intervenção corretiva de maior porte e de custos mais significativos", explica Maria Valéria Affonso dos Santos, arquiteta e chefe do Departamento de Planejamento e Execução de Obras, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações.

No dia 7, a Prefeitura abriu edital para contratação da empresa que fará o projeto de recuperação, que trará informações importantes, como técnica para fazer as correções necessárias, os equipamentos para executar o serviço, tipo de concreto, tipo de aço e quantificação desse material, bem como o cronograma das intervenções e metodologia de execução.

Os envelopes com as propostas das empresas interessadas já foram entregues à Prefeitura e o nome da vencedora será divulgado nos próximos dias.

"A Prefeitura precisa contratar uma empresa especializada em projetos de recuperação estrutural, que dará a solução técnica para atender às necessidades apontadas pelo IPT. E, num próximo passo, haverá captação de recursos para a execução da obra, que será contratada através de processo licitatório", diz Maria Valéria.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter