X

Santos

Prefeitura isola área onde destroços de um navio foram descobertos

Vestígios de uma antiga embarcação foram avistados ontem, próximos ao canal 5

Vanessa Pimentel

Publicado em 23/08/2017 às 14:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Destroços foram descobertos ontem por funcionários da Terracom que faziam a limpeza da praia / Matheus Tagé/DL

Com a maré seca dos últimos dias, ficaram visíveis, próximos ao canal 5, em Santos, os destroços de uma embarcação. Eles foram descobertos ontem por funcionários da Terracom que faziam a limpeza da praia. A prefeitura foi acionada e resolveu isolar a área para evitar acidentes.

Segundo a subprefeita da Região da Orla e Zona Intermediária, Fabiana Ramos Garcia Pires, os trabalhos de isolamento foram realizados nesta manhã e ainda está prevista a colocação de placas de sinalização. Os vestígios da antiga embarcação, segundo Fabiana, têm cerca de 50 metros de comprimento e 12 de largura. 

A prefeitura foi acionada e resolveu isolar a área para evitar acidentes (Foto: Matheus Tagé/DL)

“Já acionamos a Marinha para obtermos mais informações do histórico desse navio. Historiadores também foram chamados para fazer uma avaliação. O que se supõe até agora, é que ele já estava encalhado aqui antes mesmo da construção do canal 5, em 1927”, explica Fabiana.

A descoberta chamou a atenção de quem aproveitou o tempo aberto para caminhar a beira-mar, mas não foi novidade para alguns. Dois senhores afirmaram à Reportagem que quando brincavam no local, em meados dos anos 50, já avistavam os restos de um navio na areia.

Outro dado que também pode ajudar na busca da história da embarcação é um quadro pintado por Benedito Calixto, em 1909. Na pintura, o artista retratou um navio encalhado na areia, possivelmente no mesmo local onde os vestígios foram encontrados.

Pintura pode ajudar na busca da história da embarcação (Foto: Reprodução)

O jornalista e pesquisador de naufrágios, José Carlos Silvares esteve na praia e acredita que, de fato, seja a mesma embarcação retratada no quadro. “O nome do navio era Vapor Glória, todo construído em madeira e ferro, mas não se sabe até agora os motivos que fizeram essa embarcação encalhar na praia”, diz Silvares. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Polícia

Jovem que foi baleado no rosto por policial morre em Guarujá

Matheus dos Santos Silva foi atingido por policiais após resistir uma abordagem na última semana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter