X

Santos

Prefeitura de Santos e moradores avaliam prejuízos da ressaca

Manhã seguinte à inundação foi de limpeza das vias públicas e verificação dos transtornos na orla

Publicado em 22/08/2016 às 21:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A embarcação Gênesis, que atraiu olhares no dia seguinte à ressaca, destruiu muretas e calçada / Rodrigo Montaldi/DL

A manhã seguinte à ressaca de grandes proporções que acometeu a Ponta da Praia no último domingo (21), em Santos, foi de retomada de rotina, recuperação de danos e avaliação dos estragos. Com a interdição do trecho da orla entre os canais 6 e 7, equipes da Prefeitura trabalharam na desobstrução de galerias para drenagem da água, na limpeza das pistas, na retirada das pedras que foram movidas durante a ressaca e na avaliação dos equipamentos ­públicos.

No total, 500 trabalhadores foram designados para a prestação dos serviços, de acordo com o chefe da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias. 

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa esteve presente no local para acompanhar os trabalhos de limpeza. Ele ressaltou que a Administração vai contar com o apoio do Governo do Estado e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para trabalhar em um novo projeto com objetivo de avaliar os danos. 

“A ressaca comprometeu a infraestrutura do Deck do Pescador, construída há 15 anos. Com um estudo dos impactos sofridos, vamos trabalhar na atualização do equipamento. Queremos garantir a segurança do local para devolvê-lo aos cidadãos”, pontuou. 

Um dos pontos mais afetados pela alta da maré, o Deck do Pescador havia sido reaberto ao público na semana passada, como foi registrado em reportagem do Diário do Litoral há uma semana. Hoje, porém, o cenário era diferente, com parte da estrutura danificada.

Leia também: 

Mau tempo causa transtornos na Região
Ressaca alaga avenida da praia em Santos; moradores registram
Ressaca e fortes ventos causam destruição em Santos
Moradores não conseguem remover carros atingidos por ressaca


Ressaca do último domingo comprometeu a estrutura do Deck do Pescador, que foi construída há 15 anos e vai passar por atualização em novo projeto da Prefeitura (Foto: Rodrigo Montaldi/DL)

 

Prejuízos

Entre os estragos provocados pela ressaca e os fortes ventos, a destruição causada pela embarcação Gênesis - que ainda se encontrava no local - atraía olhares curiosos dos pedestres que percorriam o trecho na Ponta da Praia. O barco, que estava ancorado perto da Ponte Edgard Perdigão, se desprendeu e atingiu a mureta e o calçadão. Os clubes localizados na orla também contabilizaram prejuízos com o avanço da água do mar. 

O engenheiro agrônomo Luis Claudio Negrini esteve no grupo de voluntários que trabalhou no resgate de pessoas ilhadas durante a ressaca no domingo. “Também retiramos algumas canoas que ficam pela orla. Foi um trabalho árduo fugir da quebra das ondas e carregar essas estruturas para longe da praia”, conta. 

Os moradores do bairro contabilizavam os danos: perdas parciais e totais de veículos, garagens inundadas, prejuízo nas instalações elétricas dos edifícios e queda de placas dominavam as ocorrências. O treinador Rogério Silva Júnior conta que a família passou por momentos de ­desespero durante a ressaca. “­Quando vimos que o nível da água alcançou o depósito que temos aqui no prédio, minha esposa começou a chorar. Vamos esperar para avaliar o que perdemos, mas é uma tragédia anunciada. Não dá para lutar contra o mar”, ­lamenta. 

Já a aposentada Maria Cristina Peres Costa destacou que o agravamento do problema pode afetar a valorização dos imóveis do bairro. “Só com a perda do meu carro, meu prejuízo chegou a R$ 50 mil. Moro há 19 anos na Ponta da Praia e nunca vi algo nesta proporção. Tenho quatro apartamentos aqui, é muito dinheiro investido. Espero que providências urgentes sejam tomadas”, enfatiza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Polícia

Jovem que foi baleado no rosto por policial morre em Guarujá

Matheus dos Santos Silva foi atingido por policiais após resistir uma abordagem na última semana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter