X

Santos

Escola pública de Santos trabalha o cuidado com a terra e as pessoas

Projeto de horta comunitária da EE Azevedo Júnior atua com sistema de permacultura

Publicado em 15/08/2017 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Projeto é desenvolvido por membros e voluntários do Programa Escola da Família aos sábados e domingos; ideia é trabalhar o cuidar e o compartilhamento / Rodrigo Montaldi/DL

Um espaço ocioso e o desejo de transformação deram vida à horta comunitária da Escola Estadual Azevedo Júnior, em Santos. A união da coordenação da unidade, duas estudantes do Programa Escola da Família e de um voluntário vem gerando resultados positivos na comunidade escolar. Há estufa artesanal e minhocário. O cultivo é baseado na permacultura, sistema que tem como princípio os cuidados com a terra e as pessoas e o compartilhamento.

“A ideia da horta surgiu em 2014. Era pequena. Começamos a plantar alface e temperos, mas por conta do solo não vingou. O espaço era grande e ocioso. Foi quando as meninas do Programa da Escola da Família trouxeram o Thomas e conseguimos transformar o solo”, disse Eliana Maria Grossi, vice diretora da EE Azevedo Junior.

Thomas Tomeco é ativista ambiental e atua como voluntário na escola. Seus cuidados modificaram o terreno da horta. “O solo tinha PH ácido e estava proliferando plantas ácidas e tóxicas. Conseguimos pó de pedra (cal virgem) e conseguimos tornar o PH alcalino e tudo mudou”, explicou. As minhocas também ajudaram no processo. “Elas comem a terra e produzem húmus. ‘Comem’ a terra antiga e produzem nova”.

O método utilizado e trabalhado com os alunos participantes do projeto é da permacultura. “Trabalhamos explicando as diferenças entre a monocultura e permacultura, que tem como princípio cuidar das pessoas e da terra e partilhar conhecimentos. Temos milho, feijão, hortaliças e temperos. Temos a taioba, que é comestível, e plantas que são ricas em proteínas e com poder medicinal”, destacou Tomeco. A horta conta ainda com árvores de jaca, amora e goiaba.

A estudante Karyna, de 12 anos, teve contato maior com a terra na escola. “Já mexia na terra porque vou em um sítio, mas aprendi a mexer com as minhocas na escola. É muito bom”, disse jovem que cursa o 7º ano na escola, enquanto cuidava do minhocário.

PEF

A coordenadora do Programa da Escola da Família (PEF) da Diretoria de Ensino de Santos, Cynthia Maria Costa, destacou a importância do projeto da horta comunitária, que também é realizado em outras escolas. 

“É um espaço de pertencimento da comunidade e dos alunos da escola, que proporciona o contato com a natureza e a biologia. O projeto também pode gerar renda para quem aprende a cultivo”, destacou Cynthia.

A universitária Thayane Ferreira Calixtrato, que cursa Serviço Social e é bolsita do Programa Escola da Família, destacou a relevância do trabalho para a sua formação. “É uma experiência prática que temos para a nossa profissão que trabalha projetos sociais. Nós convidamos os voluntários a participar, assim como chamamos o Thomas”.

Karolyne Almeida, também estudante de Serviço Social, chamou atenção para as outras oficinas oferecidas pelo PEF na EE Azevedo Júnior. “É para os alunos e também aberto à comunidade. O projeto é realizado aos sábados e domingos das 9h às 17h. Temos futebol, tênis de mesa, basquete, aula de dança, alongamento. É só chegar”, ressaltou.

Mais informações sobre a horta comunitária e o trabalho desenvolvido na EE Azevedo Júnior podem ser obtidas na página do projeto no Facebook: Escola da Família E.E Azevedo Júnior. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter