20h : 48min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Polícia Civil apreende 624 kg de maconha e detém quatro homens em Santos

Um dos acusados dirigia caminhão contendo a droga e os demais estavam em carro usado para cobertura

Comentar
Compartilhar
02 AGO 2017Por Gilmar Alves Jr.16h46
Caminhão onde a droga estava sendo transportada foi avistado de binóculo por investigadoresFoto: Divulgação

Uma investigação do 5º Distrito Policial de Santos (Bom Retiro) resultou na apreensão de 624 quilos de maconha e na prisão de quatro homens durante a noite de terça-feira (1º). Um dos acusados dirigia o caminhão contendo a droga, escondida em uma carga de soja, e os demais estavam em um carro usado para cobertura. A abordagem foi realizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, na Areia Branca, por volta das 21h30. 

A ação policial começou sobre o viaduto da Alemoa, na Via Anchieta, quando investigadores montaram, com informações prévias, uma campana à espera da passagem dos veículos: um caminhão Scania e um Fiat Palio. Com uso de binóculos, os investigadores Luis Cesar de Almeida e Eder Claudio Tonelli flagraram o momento da passagem e acionaram reforço para a posterior abordagem. 

Com apoio do investigador-chefe do distrito, André Arcanja, que também se deslocou em direção ao caminhão e ao carro de passeio, os policiais realizaram a abordagem, conduzindo os acusados e veículos ao 5º DP, onde foram feitas vistorias, sob a coordenação do delegado Flávio Máximo, titular do distrito. 

Os investigadores localizaram 675 tijolos de cocaína em meio à carga de soja. Os três homens que ocupavam o Palio afirmaram que desconheciam o motorista do caminhão e negaram envolvimento com o transporte do tóxico. 

Para o delegado que registrou a ocorrência, João Octávio Almeida Ribeiro de Mello, assistente do 5º DP, a negativa de envolvimento não se sustentou, até porque tíquetes de praças de pedágio apreendidos nos veículos têm a mesma data e horário. 

"Demonstra que havia uma cumplicidade, confirmando a associação para a prática delitiva", assinalou Mello no registro do flagrante. 

Após serem autuados por tráfico de drogas e associação ao tráfico, os quatro homens foram recolhidos à cadeia anexa ao 5º DP, onde permanecerão à disposição da Justiça. Eles já tinham antecedentes criminais, segundo a polícia. 

Colunas

Contraponto